Coronavírus na indústria automotiva

Os efeitos da pandemia do coronavírus COVID-19 atingiu em cheio a economia global, inclusive a indústria automotiva. Marcas como Fiat e Lamborghini anunciaram paralisação da produção na Itália. Plantas mexicanas também poderão ter atividades suspensas. Fabricantes chineses contabilizam prejuízos e pedem ajuda ao governo local. Já no Brasil, as operações seguem em ritmo normal, como afirma a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

300x250

Segundo a entidade que agrega as montadoras locais as operações ainda não foram impactadas por falta de componentes ou por trabalhadores infectados. Segundo a Anfavea, as marcas adotaram medidas para evitar riscos de contágio reforçando as recomendações de higiene e mantendo funcionários, que estiveram no exterior, em quarentena. No entanto, a associação aponta que cada fábrica tem autonomia para interromper atividades, caso seja necessário.

Procurada, a FCA, que suspenderá suas atividades na Itália, afirma que a operação no Brasil segue normal. De acordo com a assessoria do grupo ítalo-americano, o índice de nacionalização de componentes, na casa de 90%, é um fator que contribui para manutenção das atividades, uma vez que o volume de peças que vêm de fora é baixo, reduzindo risco de desabastecimento.

Mesmo assim, as unidades de Betim (MG) e Goiana (PE), além dos demais escritórios do grupo reforçaram medidas preventivas de higiene e suspenderam viagens para o exterior. Outro fabricante que também adotou as mesmas medidas foi a japonesa Nissan, que também afirma que as atividades na unidade de Resende (RJ) seguem normais.

Já a Volkswagen emitiu nota que informa que: no momento não há impacto em sua produção em razão do coronavírus. A empresa continua monitorando de perto a evolução do tema e avaliando possíveis riscos no fornecimento de peças para as próximas semanas. Em relação aos seus funcionários, a Volkswagen segue adotando medidas de comunicação para prevenção, adiamento de viagens para locais com alta incidência e recomendação de trabalho remoto para casos específicos.

Efeitos colaterais do Coronavírus

Se a produção de automóveis ainda segue ritmo normal, algumas marcas resolveram cancelar eventos de lançamento nos próximos dias. A Ford suspendeu a apresentação da picape Ranger Storm e a Volvo também cancelou evento de lançamento do SUV XC40 híbrido.

Por outro lado, a General Motors, até o momento, mantém a apresentação para a imprensa do novo Chevrolet Tracker, programada para a próxima semana. Já a Fiat, que lançará a nova geração da Strada, na primeira quinzena de abril, afirma que tem sido feito monitoramento e reuniões diárias sobre o avanço da pandemia, mas por hora o cronograma segue de pé.

 


Fotos: internet


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ver comentários (1)

Postagem Relacionada