Depois de abrir pré-venda da série 80 anos, divulgar a linha turbo flex e recentemente as versões turbodiesel, a Jeep finalmente lança o Compass 2022. O líder do segmento de SUVs médios chega com visual atualizado, novos conteúdos e o motor 1.3 turbo.
E depois de um mês de novidades fragmentadas, a Jeep deixou para a data a apresentação da versão Série S, que se posiciona como topo de linha com motor turbo flex. A versão tem acabamento exclusivo, com direito a apliques na cor da carroceria nas caixas de rodas e na base do para-choque, seguindo o estilo do Compass vendido na Europa. Completa o visual as rodas aro 19, com desenho exclusivo.
Conteúdos do Compass
A versão tem preço sugerido de R$ 188 mil e conta com itens como quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, novo volante, ar-condicionado digital de duas zonas, carregamento sem fio, central flutuante de 10,1 polegadas (com sistema Intelligence Adventure, assistente Amazon Alexa, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, GPS nativo e portas USB e USB-C).
O sistema de conectividade adiciona ferramentas de remoto via smartphone, como partida a distância, alerta de roubo, definição de rota, diagnóstico do carro dentre outros recursos. Somado a isso, o Compass passa a contar com frenagem emergencial autônoma, detector de fadiga, leitor de placas de velocidade, assim como controle de cruzeiro ativo (ACC), monitor de faixa, alerta de ponto cego e Park Assist.
O pacote ainda inclui retrovisores com ajuste e rebatimentos elétricos, abertura automática do porta malas, com sensor no para-choques.
O Compass 2022 passa a contar com seis airbags em todas as versões, sendo que as versões topo de linha com a Series S, também contam com bolsas para joelhos do motorista. Outra novidade é a função Auto Hold, que mantém o carro parado em semáforos, sem a necessidade de pisar no pedal.
T270
Apesar da reestilização e do banho de loja, o grande destaque do Compass é o motor T270. Trata-se de uma unidade 1.3 turbo de 185 cv e 27 kgfm de torque, que aposenta o antigo motor 2.0 de 166 cv. A unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas.
TD350
O conhecido motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35 kgfm de torque passa a ser identificado como TD350. A novidade é que o bloco passa a usar aditivo Arla 32, para pós tratamento de emissões, que já é obrigatório em caminhões há quase 10 anos. O fluido se mistura aos gases do escapamento para eliminar dióxido de carbono.
Segundo a Jeep, a introdução do aditivo tem como função antecipar as novas exigências de emissões que passarão a vigorar em 2023. Apesar da necessidade de reabastecimento do tanque do Arla 32, a Jeep garante que o cliente terá que fazer a reposição uma vez ao ano. O reservatório permite rodar até 10 mil quilômetros. Atualmente o custo do fluido gira em torno de R$ 4.
O motor segue combinado com transmissão de nove marchas, tração 4×4, além de bloqueio de diferencial, assistente de descida de ladeira e seletor de terreno. O Compass, assim como Renegade e Toro, conta com uma função que simula reduzida, limitando o uso da primeira marcha apenas para essa função, sem a necessidade de uma caixa de redução.
As entregas terão início no final de maio para quem comprou o SUV no período de pré-venda. Segundo a Jeep, foram vendidas 5 mil unidades do Compass 2022 durante a campanha de lançamento.
A versão Series S também tem entrega programada para maio. No entanto, as versões 80 Anos e as demais opções diesel terão entregas em junho.
Versões e preços
- Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 139.990
- Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 154.990
- Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162.990
- Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 176.990
- Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 187.990
- Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196.990
- Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.990
- Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
- Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
Valores para o estado de São Paulo
- Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 144.647
- Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 160.146
- Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 168.412
- Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 182.878
- Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 194.244
- Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 203.630
- Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 211.900
- Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
- Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
Valores para o estado da Paraíba:
- Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 144.046
- Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 159.481
- Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 167.713
- Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 182.118
- Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 193.437
- Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.767
- Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 213.083
- Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 225.556
- Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 225.556
Fichas Técnicas de todas as versões:
FT_NovoJeepCompass_Limited_T270
FT_NovoJeepCompass_Limited_TD350_4x4
FT_NovoJeepCompass_Longitude_T270
FT_NovoJeepCompass_Longitude_TD350_4x4
FT_NovoJeepCompass_SerieS_T270
FT_NovoJeepCompass_Trailhawk_TD350_4x4
Listas de Equipamentos da linha Compass 2022:
Equipamentos Jeep Compass Sport T270
Equipamentos Jeep Compass Longitude e 80 Anos T270
Equipamentos Jeep Compass Limited T270
Equipamentos Jeep Compass Limited T270
Equipamentos Jeep Compass Longitude TD350
Equipamentos Jeep Compass Limited TD350
FT_NovoJeepCompass_Trailhawk_TD350_4x4
Fotos: Jeep/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Ver comentários (2)
Jabulas há uma informação obre o motor do Compass que me parece toda a imprensa está enganada, no caso é o torque. Quando se diz que o motor T270 tem 27 kgmf o erro é que a denominação T270 é por conta do torque de 270 Nm e não 27 kgmf. Favor confirme. Um abraço.
Exatamente. O número 270 é referência ao Nm, que normalmente a gente traduz para kgfm, que se tornou padrão na imprensa, assim como era o antigo m.kgf. Mas fato é que há uma pequena variação, que altera o valor kgfm, que no caso desse motor seria de 27,532, para ser mais preciso. Algo parecido com a conversão de hp para cv, que também tem leve variação de valor. A Volks também utiliza o Nm para denominar os motores TSI.