Compass, a nova estrela da Jeep

Compass, a nova estrela da Jeep

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Emilio Camanzi, de Recife, Pernambuco (*)

“O Jeep Compass dita um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial”. Esta frase, escrita no press-release entregue aos jornalistas que estiveram no lançamento mundial do novo modelo em Recife, pode parecer ufanista. Porém, quem viu o carro de perto e teve a oportunidade de andar, como eu, com certeza acha que não é exagerada. O Compass realmente impressiona a quem o vê e anda com ele. Não só pelo design, mas também pelo acabamento apurado, cuidado em sua construção, comportamento ao rodar, preço e tecnologia embarcada, já que tem itens de segurança, como controle de velocidade adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática. Com certeza, vai fazer a concorrência se preocupar bastante.

Até criou ciúmes dentro da própria FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Projeto global encabeçado pela Jeep norte-americana, de onde ele herda todo o DNA da marca, eles queriam ser os primeiros a apresentar o carro, claro. Mas, a divisão brasileira esmerou-se, acelerou o desenvolvimento para a produção local na mais moderna fábrica do grupo, que fica na cidade de Goiana, Pernambuco, e acabou recebendo o aval de Sergio Marchionne, CEO e todo poderoso da corporação, para que o lançamento mundial fosse aqui. Só no ano que vem é que o novo Compass será produzido nos Estados Unidos e, em seguida, na Europa e China, para abastecer mais de 100 mercados. A FCA quer que o Compass seja o SUV mais vendido no mundo. Para o Brasil, além de nosso mercado, fica a tarefa de exportar para a América Latina.

Mas, vamos falar do novo modelo. Ele usa a mesma plataforma modular do Jeep Renegade e Fiat Toro, porém com uma distância entre-eixos intermediária que o classifica como um SUV de tamanho médio e com uma conotação mais familiar. Ou seja, quando comparado ao Renegade, com o qual compartilha apenas 25% dos componentes, tem mais espaço para quem senta no banco traseiro e um porta-malas maior. Vai enfrentar, dependendo da versão, Kia Sportage, Hyundai ix35, Mitsubishi ASX e até os BMW X1, Mercedes-Benz CLA e Audi A3.

Inspirado no Grand Cherokee, tem linhas modernas e se destaca pela grade dianteira com as sete aberturas características da marca. Faróis afilados com luzes de condução diurna e lanternas traseiras em LED, são de série em todos. Internamente, apesar de, em alguns detalhes, lembrar o Renegade, tem uma identidade própria e que o deixa mais sóbrio.

Na mecânica, ele estréia o novo motor 2.0 Tigershark flex, produzido no México, que tem 159 cavalos e 19,9 kgfm de torque, com gasolina, e 166 cavalos e 20,5 kgfm de torque com etanol, sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas e apenas com tração dianteira. Nas versões mais sofisticadas, vem com o motor turbo diesel 2.0 Multijet II, o mesmo que equipa o Renegade e a Toro, que entrega 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. Com esse motor, o câmbio automático tem 9 marchas e tração 4×4 com sistema Jeep Active Drive Low, que inclui a função 4WD Low. Ou seja, com a primeira marcha reduzida para o off-road (em condição normal, o Compass arranca em segunda marcha), o sistema tem, ainda, um seletor no console central que adapta o conjunto mecânico nos modos snow (neve) para terrenos escorregadios; sand (areia); mud, (lama); e rock (pedra). Além disso, no modo Auto, o sistema, desconecta o eixo traseiro para uma maior economia de combustível e só o aciona quando se faz necessário automaticamente.

O novo Compass terá cinco versões: Sport, Longitude e Limited com motor 2.0 flex, e Longitude e Trailhawk com o 2.0 diesel. Terá, também, uma versão Open Edition com o motor flex, porém limitada a 500 unidades.

Equipamentos

A partir da versão Longitude, o Compass é equipado de série com aletas para trocas sequenciais atrás do volante e chave de presença, que permite entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção, com ela no bolso. A chave de presença pode, ainda, contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine. Em todas as versões, no centro do quadro de instrumentos, tem uma tela configurável, com computador de bordo e de outros sistemas, como áudio e telefonia. Tudo acionado por botões na alavanca esquerda do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. Também pode ser equipado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Todos têm sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que, já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comando de voz mais avançado. Como opcional som da marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

O pacote de série de segurança inclui controle eletrônico de estabilidade (ESC); sistema anticapotamento (ERM); sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS); controle de velocidade de cruzeiro; assistente de partida em rampa (HSA); freios a disco nas quatro rodas com ABS; três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix; repetidores de direção nos retrovisores externos; faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades); e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.

Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) tem mais dois airbags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista. O maior destaque, porém, é o conjunto de recursos formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática, e o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.

Como anda

Durante o lançamento, só foi disponibilizada para o test-drive a versão topo de linha Trailhawk. Primeiro, avaliamos a capacidade off-road em uma pista dentro da fábrica, feita especialmente para isso. Com vários tipos de obstáculos radicais, como grandes subidas e descidas, pedras, inclinações laterais, valas e até trecho alagado com meio metro de profundidade, o Compass mostrou que, os bons ângulos de entrada e saída e todo o conjunto de tração 4×4, fazem com que honre o DNA fora de estrada da marca. O sistema Jeep Active Drive Low permite que, mesmo os inexperientes no assunto, enfrentem tudo com facilidade.

A segunda parte, foi em um trecho que mesclava cidade e estrada, situação mais comum para o dia-a-dia do Compass. Silencioso ao rodar, a suspensão independente nas quatro rodas mostrou que, além de se sair bem no off-road, garante o conforto e a estabilidade dentro do que se pode esperar de um veículo desse tipo. Como usa o mesmo conjunto mecânico do Renegade, a comparação, em relação ao desempenho, é imediata. E, nesse ponto, o Compass mostrou-se um pouco mais lento. O maior peso e uma configuração da central eletrônica para que a entrega de potência do motor seja feita de forma mais suave, uma característica, segundo a fábrica, mais condizente com o perfil de público a que o Compass é destinado, são os motivos. Mas, de uma maneira geral, o desempenho agrada.

Para quem estiver interessado, a chamada “pré-venda” do Compass já começou. A partir do dia 15 do mês que vem, ele estará disponível para test-drive em todas as concessionárias da marca e as entregas e vendas no início de novembro.

Os preços são:

Sport 2.0 Flex                      R$   99.990

Open Edition 2.0 Flex        R$ 106.990

Longitude 2.0 Flex              R$ 106.990

Limited 2.0 Flex                   R$ 124.990

Longitude 2.0 Diesel          R$ 132.990

Trailhawk 2.0 Diesel           R$ 149.990

O chamado pacote High Tech, opcional composto pelo controle adaptativo de velocidade (ACC), monitoramente de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB), sistema de alerta e prevenção de colisão frontal com frenagem automática e o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares, adiciona R$ 13.500 ao preço da versão.

 

Galeria de Fotos:

 

Jeep Compass Limited

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Jeep Compass Longitude

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Jeep Compass Sport

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Jeep Compass Trailhawk

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Fotos: divulgação Jeep

(*) O jornalista viajou a convite da Jeep do Brasil

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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