A Jeep apresenta nesta segunda-feira (4), o dia do 4×4, numa brincadeira com o calendário, o Compass 4xe. Trata-se do primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil e que irá concorrer com o Toyota Corolla Cross Hybrid, que até então brigava sozinho no segmento.
Importado da Itália, o modelo estreia por aqui com preço de R$ 349.990, na versão S Design. O lote previsto para 2022 é de 1 mil unidades.
O 4xe, que em inglês se pronuncia “Four By E”, chega para ser a versão híbrida do Compass. Segundo a Stellantis, o modelo abrirá caminho para novos modelos eletrificados. A marca também lançará este ano o Grand Cherokee 4xe.
Conjunto híbrido
Esse Compass substitui o tradicional sistema 4×4, com eixo cardã e diferencial, por um sistema que combina motor 1.3 turbo, montado sobre o eixo dianteiro, e uma unidade elétrica que traciona as rodas traseiras. A potência combinada é de 240 cv, com 27,5 kgfm no eixo dianteiro e 25 kgfm nas rodas traseiras.
Assim, o modelo entrega mais torque para aplicações off-road, com maior eficiência energética. Segundo a marca, o modelo pode registrar consumo de até 50 km/l, com média de 25 km/l.
Ele é equipado também com um unidade elétrica que atua como gerador de carga e motor de arranque, junto ao bloco térmico. Além disso, o modelo ainda é plug-in. Ou seja, ele permite que as baterias que alimentam o motor elétrico possam ser alimentadas em pontos de recarga.
O Compass híbrido conta com três modos de condução:(Save, Híbrido, Elétrico). Ou seja, modo a combustão, combinado e apenas na eletricidade. Nas baterias, o SUV é capaz de rodar 44 km numa velocidade de até 130 km/h. Já no modelo combinado, a autonomia prometida é de 900 km.
Conteúdos do 4xe
Como se posiciona no topo da gama, o 4xe conta com sistema de áudio Alpine, Alexa integrada ao multimídia, além de assistentes de condução, partida remota, conexão com smartphones, assim como serviços pelo smartphone, inclusive autonomia das baterias.