Comparativo entre Shark, Hilux, Amarok e Ranger

BYD Shark Assustou com o Preço… Mas e suas concorrentes?

A BYD Shark chegou ao mercado brasileiro surpreendendo negativamente com seu preço: R$ 379.800. Muitos ficaram decepcionados, pois esperava-se que o modelo tivesse um preço mais acessível. Porém fica a questão: quando comparada aos modelos topo de linha das picapes mais vendidas do mercado, como a Shark se sai?

Neste comparativo, analisamos as três picapes mais vendidas do nosso mercado: Toyota Hilux SRX Plus 2024, Ford Ranger Limited V6 + Kit Opcional 2025, Volkswagen Amarok Extreme V6 2025 e a novata BYD Shark 2024.

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Preço e Posicionamento

A BYD Shark é a a mais salgada, com R$ 379.800, posicionando-se como uma opção premium com tecnologia híbrida. A VW Amarok Extreme vem logo em seguida, com R$ 354.990. A Toyota Hilux segue com R$ 333.290. A Ford Ranger oferece uma opção mais “acessível”, com preço inicial de R$ 326.990. Porém, a versão completa, com todos os sistemas de segurança que se equivale às outras picapes topo de linha, sai por R$ 351.990 com o Kit Opcional.

Dimensões e Espaço

Em termos de tamanho:

  • BYD Shark: 5,45 m (C) x 1,97 m (L) x 1,92 m (A), entre-eixos de 3,26 m
  • Ford Ranger: 5,354 m (C) x 1,91 m (L) x 1,886 m (A), entre-eixos de 3,27 m
  • Toyota Hilux: 5,32 m (C) x 1,855 m (L) x 1,815 m (A), entre-eixos de 3,085 m
  • VW Amarok: 5,350 m (C) x 1,954 m (L) x 1,851 m (A), entre-eixos de 3,097 m

A BYD Shark se destaca com o maior comprimento e entre-eixos, prometendo mais espaço interno e conforto para os passageiros. A Ford Ranger segue de perto, enquanto a Hilux e a Amarok oferecem dimensões ligeiramente menores, mas ainda competitivas, com a Amarok se destacando em largura.

Motorização e Desempenho

A diversidade de propulsão é um ponto alto deste comparativo:

  • BYD Shark: Sistema híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a gasolina (183 cv) e dois motores elétricos (o dianteiro tem 231 cv e 31,6 kgfm e o traseiro, 204 cv e 34,6 kgfm), totalizando 437 cv de potência combinada e 65 kgfm de torque. Aceleração de 0-100 km/h em 5,7s.
  • VW Amarok: Motor V6 3.0L Turbo Diesel com 258 cv e 59,1 kgfm de torque, transmissão automática de 8 velocidades. Aceleração de 0-100 km/h em 8s.
  • Ford Ranger: Motor V 3.0L Turbo Diesel com 250 cv e torque de 61,2 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades. Aceleração de 0-100 km/h em 9,2s.
  • Toyota Hilux: Motor 2.8L Turbo Diesel com 204 cv e 50,9 kgfm de torque, transmissão automática de 6 velocidades. Aceleração de 0-100 km/h em 12s.

Todas oferecem tração 4×4. A BYD apresenta um sistema de tração integral inteligente.

Tecnologia e Segurança

Os sistemas de segurança avançados são um destaque em todos os modelos:

  • BYD Shark: 6 airbags e pacote ADAS
  • Ford Ranger: 7 airbags e pacote ADAS completo com o Kit Opcional
  • Toyota Hilux: Toyota Safety Sense (ADAS) com 7 airbags.
  • VW Amarok: 6 airbags e Safer Tag que tem apenas alertas sonoros de saída de faixa, de colisão frontal que inclui pedestres e indicador de limite máximo de velocidade.

Em termos de segurança, a Ford Ranger e a BYD Shark saem na frente, com a VW Amarok ficando bastante para trás com seus sistemas de segurança que podemos considerar básicos. 

Infoentretenimento:

  • BYD Shark: Central multimídia giratória de 12,8 polegadas e um painel de instrumentos com 10,25″. Conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem Fio.
  • Ford Ranger: Sistema SYNC com tela de 12 polegadas e painel de Instrumentos colorido com tela de 8″. Conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem Fio.
  • Toyota Hilux: Central multimídia com tela de 9 polegadas compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Quadro de instrumentos analógico.
  • VW Amarok: Central multimídia com tela de 9 polegadas com base em sistema Android. Quadro de instrumentos analógico. Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio.

Capacidade de Carga e Versatilidade

A capacidade de carga é crucial para o segmento:

  • BYD Shark: Caçamba de 1.200 litros, carga máxima de 790 kg.
  • Toyota Hilux: Caçamba de 1.000 litros, capacidade de carga de 1.000 kg.
  • Ford Ranger: Caçamba de 1.250 litros, capacidade de carga de 1.023 kg.
  • VW Amarok: Caçamba de 1.280 litros, capacidade de carga de 1.104 kg.

No quesito caçamba e capacidade de carga, a VW Amarok se destaca no segmento com folga. A Ranger e a Hilux demonstram capacidades similares, com uma leve vantagem da Ranger. A BYD, neste quesito, fica para trás, com a menor capacidade de carga, apesar de bom espaço de caçamba. 

Eficiência e Sustentabilidade

A BYD Shark traz uma nova perspectiva de eficiência com seu sistema híbrido plug-in, potencialmente oferecendo economia significativa de combustível e menor emissão de poluentes. As opções a diesel, embora menos ecológicas, oferecem a vantagem de maior autonomia.

Este comparativo ilustra a evolução do mercado atual de picapes médias no Brasil. A BYD Shark representa uma aposta ousada, desafiando o status quo com seu sistema híbrido plug-in e recursos inovadores em uma categoria bem conservadora. Por outro lado, Toyota Hilux, Ford Ranger e Volkswagen Amarok mantêm sua relevância com a confiabilidade comprovada, desempenho robusto e capacidades off-road que conquistaram a lealdade dos consumidores ao longo dos anos.

A BYD tem um grande desafio nas mãos: conquistar os picapeiros.

O mercado de picapes médias no Brasil está claramente em um ponto de inflexão, com a introdução de tecnologias híbridas desafiando as convenções estabelecidas. Nos próximos anos, será interessante observar como os fabricantes tradicionais responderão a este desafio e como o mercado consumidor reagirá a estas novas opções.

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