Há um bom tempo se consolidou um ramo de comércio de automóveis exclusivos. Carros antigos, de baixa tiragem, pertencentes a grandes personalidades, assim como automóveis de competição com histórico de vitórias e até mesmo supercarros modernos fazem parte desse nicho de mercado. Modelos icônicos como a Ferrari 250 GTO já alçaram valores que beiram os US$ 40 milhões, assim como a unidade do Jaguar D-Type, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1955, recentemente foi arrematada por US$ 21,8 milhões.
No dia 26 de agosto acontece o Concurso de Elegância de Pebble Beach, na cidade californiana de Monterrey, que reúne automóveis clássicos. Junto do encontro também ocorrem leilões e atividades que movimentam a região por vários dias. Este ano a casa RM Sotheby’s levará para a Califórnia automóveis com valores assustadores como a GTO e o D-Type.
Um dos lotes que chamam atenção é o Ford GT40 Mark II, de 1966, com expectativa de ser arrebatado entre US$ 9 milhões e US$ 12 milhões. O bólido foi o terceiro colocado em Le Mans daquele ano. Junto dele há outras dezenas de carros caríssimos como o Mercedes-Benz CLK GTR, 1987, que pode alcançar US$ 5 milhões e até mesmo uma Kombi, 1961, em que é esperado que alcance a soma de R$ 600 mil.
São valores extremamente altos, que se destinam a automóveis e não cumprem com sua função de meio de transporte. São joias valiosas de engenharia que se valorizam com o passar do tempo, mas que, assim como obras de arte do coleções particulares, vivem numa clausura.
E qual a graça disso? Nenhuma. Ter um GT40 que fez pódio em Le Mans é apenas um recurso de investimento para aquele 1% da população. São carros que passam seus dias longe da poeira, da luz do sol e da umidade em ambientes climatizados. É como aquela coleção de carrinhos de ferro em que não pode tirar da embalagem, longe das mãos das crianças. A diferença está só no preço inacessível para os 99% restantes da humanidade.
E vida que segue!
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Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).
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