Com segurança, não se brinca!

Com segurança, não se brinca!
Chevrolet Cobalt Elite

Chevrolet Cobalt Elite

O setor automobilístico tem investido cada vez mais em segurança. Não é para menos: a frota aumenta e o trânsito fica cada vez mais feroz. Os itens básicos e fundamentais continuam sendo o apoio de cabeça e o cinto de três pontos. Porém, alguns carros antigos não possuem os cintos de três pontos, nem os apoios de cabeça no banco traseiro. Mesmo alguns novos possuem um ou outro, ou nenhum dos dois equipamentos no meio do banco traseiro, já que ainda não são obrigatórios por lei. Apenas o cinto subabdominal é obrigatório.

Como a questão da segurança, felizmente, está entrando na ordem de prioridades do consumidor brasileiro, muitos que possuem veículos sem o equipamento, querem fazer a adaptação. Cuidado, não é tão simples assim!

Se o veículo for antigo, mas tiver um local para fixar o terceiro ponto do cinto na coluna, tudo bem. Caso contrário, não dá pra fazer o furo e colocar o parafuso. Nem no caso do cinto central do banco traseiro. Numa batida, as partes não projetadas especificamente para isso não conseguirão suportar o peso do corpo sendo arremessado para frente e vão rasgar a lata. E, aí, o cinto poderá surtir o efeito contrário. Você estará mais vulnerável do que se estivesse usando apenas o cinto subabdominal.

Com o apoio de cabeça, ocorre o mesmo. Se o banco não foi projetado para isso, acredite, você corre o risco de ter as costas perfuradas! Com o impacto na traseira, a cabeça vai forçar o apoio adaptado e pode fazer com que as duas hastes da regulagem de altura venham para frente, atingindo você e perfurando suas costas.

Lembre-se: equipamentos de segurança são importantes, mas só devem ser instalados em veículos nos quais as fábricas fizeram os testes com eles. Caso contrário, podem prejudicar mais do que ajudar. Por isso, esqueça as adaptações.

 

Foto: divulgação Chevrolet

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

6 thoughts on “Com segurança, não se brinca!

  1. Pois é Bernardo, lá o controle de tração é obrigatório (neve, gelo…) e, além disso, os europeus são mais preocupados com segurança do que com o clima como nos. Dai a diferença na oferta dos produtos.

  2. É verdade! Isso é uma palhaçada. Esses ítens já deveriam ser obrigatórios. Vi outro dia um Elantra sem o cinto de três pontos e apoio de cabeça. É um absurdo!

  3. Emílio, nessa semana foi lançado na europa o novo Ford Ka, da mesma geração que já conhecemos aqui há algum tempo. E uma coisa que me chamou a atenção é que lá o Ka básico SE vem com menos motor e equipamentos (ar é opcional) porém 6 airbags e controles de tração vem de série. O modelo lá parte dos 9990euros (aproximadamente 38500reais) com motor 1.2 duratec de 70cv.

    1. Pois é Bernardo, lá o controle de tração é obrigatório (neve, gelo…) e, além disso, os europeus são mais preocupados com segurança do que com o clima como nos. Dai a diferença na oferta dos produtos.

      1. Acho que o que me deixa mais triste é quando capam o carro por aqui com o tempo. é o caso do peugeot 208 que o latinncap acabou de testar a versão nova sem barras de proteção lateral e a nota foi revisada para baixo, são apenas 2 estrelas.

        Um outro exemplo ”histórico” similar foi o Renault Clio que no lançamento tinha ABS e airbag duplo de série, perdeu, e só voltou a ter com a obrigatoriedade em 2014.

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