Finalmente o esperado Honda Civic Type R, chegou ao Brasil. Esportivo raiz, é um ícone para quem curte pilotar um caro inspirado nos de corrida. Mas será que vale o quanto custa? Vem, vamos saber.
Bom, pra começar, este é o Civic Type R, o mais rápido construído até hoje. Usa a mesma plataforma do Civic de 11ª geração. Mas na fábrica em Saitama, no Japão, de onde vem, recebe um tratamento especial, que lhe garante o título de carro de tração dianteira mais rápido do mundo, depois de ter feito uma volta recorde com o tempo de 7 minutos e 44,881 segundos, no circuito de Nurburgring na Alemanha. Com essas credenciais, dá pra ter certeza de que esse estilo agressivo não é apenas de aparência. Mais comprido, largo e baixo que a versão anterior, tem para-choque dianteiro; grade; capô do motor; para-lamas alargados; saias laterais; rodas de 19 polegadas com pneus de perfil baixo; aerofólio traseiro; e extrator de ar sob o para-choque traseiro, tudo funcional para melhorar penetração e pressão aerodinâmica, para poder extrair o máximo dele em um track-day. Além de proporcionar um grande prazer ao dirigir.
Rodas: 19”
Pneus: 265/30 ZR19
Até o escapamento triplo, que muda de sonoridade de acordo com o modo de condução, foi estudado para liberar os gases do motor com mais facilidade.
O interior também exala esportividade. Em vermelho o assoalho e os bancos dianteiros do tipo concha com revestimento em suede e perfurados para melhorar a ventilação do corpo. O quadro de instrumentos é digital de 10,2”, que mostra conta-giros e velocímetro tipo analógicos nos modos Comfort e sport, e tipo competição no modo +R. A central multimidia, de 9” além das funções que estamos acostumados, integra o Honda LogR, sistema que fornece informações ligadas à condução, como temperatura da água do motor e até a força máxima de atrito de cada um dos quatro pneus. Ou então de desempenho, como aceleração de 0 a 100 ou tempo de volta. E tudo pode ser visualizado também no celular por meio de aplicativo. Como o sistema armazena os dados, tem o modo VS que permite que você compare sua performance com a de outros pilotos obtidas no mesmo circuito, que já está desenhado no sistema. Muito legal. Uma placa no painel com o número de série dá o tom de exclusividade.
A esportividade não elimina algumas mordomias. Ar-condicionado é automático de duas zonas; o som premium com 12 alto falantes é Bose; tem sensores crepuscular e de chuva; partida por botão; chave presencial; carregador de celular por indução; sensores de estacionamento na frente e atrás, além de câmera de ré. Mas para ajudar a conter o peso, os bancos, por exemplo, não têm regulagens elétricas.
Peso: 1.451 kg
Console e alavanca do câmbio manual são em alumínio. E como o foco é esportividade, ele só tem lugar pra quatro pessoas, com bom espaço e apenas um porta-malas razoável de 339 litros de capacidade.
Capacidade do porta-malas: 339 l
Em segurança, como era de se esperar, vai bem. Além dos controles de tração e estabilidade, tem 10 airbags, sendo 2 frontais, 2 de cortina e 2 para os joelhos de quem vai à frente, e mais 4 laterais. Vem ainda com o pacote Honda Sensing, que reúne ACC; alerta de colisão com frenagem de emergência; auxiliar de permanência em faixa e farol alto automático. É muito bom, mas o que não dá pra entender é que o único opcional existente, é o pacote Traffic Alert, composto por sensores de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, que eu acho deveriam já estar incluídos no Honda Sensing. E porque, do já salgado preço, é preciso desembolsar mais 5 mil reais.
Civic Type R R$ 429.900
Com Traffic Alert R$ 434.900
(junho 2023)
Mas vamos à cereja do bolo. A mecânica, que o faz ser considerado um ícone entre os esportivos. É equipado com um motor 2.0 VTEC de injeção direta, que ganhou um novo turbo compressor e aumentou a potência e o torque em relação ao anterior. O estranho é que para as unidades destinadas ao Brasil, a potência foi diminuída. Segundo a Honda, para garantir a durabilidade do motor por causa da adição de etanol em nossa gasolina. Assim, dos 329 cavalos caiu pra 297. Porém, como o torque de 42,8 kgfm permaneceu o mesmo, o desempenho não deve ser muito diferente.
Motor – 2.0 Turbo – 16V
Potência 297 cv
Torque 42,8 kgfm
Como a marca japonesa tem por norma não divulgar esses dados no Brasil, esses da tabela são os do modelo vendido lá fora.
Desempenho
0 a 100 km/h 5,4 s
Vel. máxima 275 km/h
O câmbio, para incrementar o perfil esportivo raiz do modelo, é manual de seis marchas. Com engates curtos, precisos e rápidos, como convém a um carro com esse espírito, tem um artificio interessante que vou explicar mais pra frente andando com o Type R. O consumo em um carro desse perfil não é o mais importante. Porém, segundo dados do Inmetro, ele se sai bem, com 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Consumo médio gasolina (dados do Inmetro)
Cidade 8,8 km/l
Estrada 11,1 km/l
A suspensão, claro, foi desenvolvida para o alto desempenho. Independente nas quatro rodas, tipo McPherson na frente, multilink e bitola mais larga na traseira, para minimizar o desconforto no dia a dia, tem amortecedores adaptativos que se ajustam automaticamente por meio de válvulas acionadas eletricamente, aos três modos de condução, bem como a resposta do motor e da direção elétrica. Assim, no modo Comfort, o carro roda macio; fica mais arisco e firme no chão no modo Sport; e entrega toda a potencialidade do conjunto mecânico e da suspensão no modo +R. Tem ainda um quarto modo, o individual, que você pode ajustar tudo a seu critério. Freios? Claro, a disco nas quatro rodas, de competição e da marca icônica italiana Brembo.
Ficha técnica e equipamentos do Civic Type R: