A Citroën acaba de revelar a nova geração do C3 para a América Latina. Diferentemente da versão europeia, o compacto chega com jeito de SUV, que a fabricante denomina como B-Hatch SUV Atitude.
Na verdade, trata-se de uma nova abordagem para o compacto aventureiro, que surgiu há quase duas décadas como modelos como CrossFox, inclusive o C3 XTR. Com lançamento programado para 2022, ele marcará a nova estratégia da Citroën para o mercado latino e compartilhará o nome com a versão europeia (que continua como um hatch convencional).
Estratégia para o novo C3
A ideia do modelo é oferecer um compacto com aspectos de SUV, mas com precificação de um hatch. Trata-se de uma estratégia que não é nova. A Renault fez isso com o Kwid, que vende estilo SUV, mas num corpo miúdo. O C3 se posicionará acima do pequenino de origem indiana, mas segue a mesma estratégia de mercado que também deverá ser copiada pela Nissan e outras marcas que buscam uma forma de tornar o hatch compacto mais rentável.
De acordo com o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, o modelo é o primeiro de uma série de novos carros da marca francesa que irão estrear nos próximos três anos. “Estamos iniciando uma nova era para a Citroën e o C3 é o primeiro modelo de uma família de três produtos”, afirma.
O aventureiro também será responsável por uma expansão no restante do continente. “Claro que Brasil, Argentina e Chile são os principais mercados, mas queremos maior participação também na Bolívia, Colômbia e outros países”, observa Filosa.
Motores
Por hora, não se sabe ainda quais serão as ofertas de motores do C3. Certamente o carro será equipado com o conhecido motor 1.6 de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, com opções de caixa manual e automática de seis marchas. Mas fontes dentro do grupo ventilam que o modelo também poderá receber o novo 1.0 turbo, desenvolvido em Betim, que também equipará o Fiat Pulse.
Visual do C3
Encorpado, o novo C3 segue a orientação de estilo já presente em outros modelos como o C4 Cactus, em que se destacam os elementos ópticos em três níveis. No entanto, segue as formas de irmãos maiores como a nova geração do C4 europeu.
O carrinho ainda conta com pintura do teto com tonalidade diferente, molduras plásticas nas laterais, assim como nas caixas de rodas e nas caixas de ar. Na traseira, destaque para posição elevada das lanternas.
Galeria de Fotos:
Vídeo: Carros com Camanzi
Fotos: Nissan/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Ver comentários (1)
Um quase mini-Cactus!