A Citroën lançou a linha 2025 do C3 prometendo novos equipamentos e readequações na gama para tornar o modelo ainda mais competitivo. No entanto, as mudanças são mínimas e pouco significativas, levantando a questão se o termo “novo” é realmente apropriado para descrever o C3 2025.
Chave canivete: a grande novidade
A principal novidade da linha 2025 do Citroën C3 é — finalmente — a adoção da chave do tipo canivete em todas as versões, algo que era esperado, uma vez que o modelo vendido na Índia já contava com este equipamento. Curiosamente, nem mesmo a versão topo de linha ou o C3 Aircross ofereciam este item relativamente básico até então. Apesar de ser uma adição bem-vinda, é difícil considerá-la uma grande revolução para um modelo supostamente “novo”.
Pacote Plus incorporado à versão de entrada
Outra mudança na linha 2025 é a incorporação dos itens do pacote Plus à versão de entrada Live. Este pacote, que incluía desembaçador, lavador e limpador traseiro, além de um sistema de som com conexão Bluetooth, foi criado no início do ano para resolver as reclamações sobre a falta destes equipamentos. Agora, eles passam a ser de série na versão Live, sem alterações nos preços.
Mecânica inalterada
Sob o capô, nenhuma novidade. O C3 2025 mantém as mesmas opções de motorização da linha anterior: o 1.0 aspirado Firefly de 3 cilindros, com 71/75 cv e 10/10,7 kgfm, e o 1.6 aspirado EC5, com 113/120 cv e 15.4/15,7 kgfm. As transmissões também permanecem as mesmas, com opções de câmbio manual de 5 marchas e automático de 6 marchas.
Preços mantidos
A Citroën afirma que todas as novidades do C3 2025 não impactaram na tabela de preços públicos sugeridos, que segue a mesma do modelo anterior. Isso significa que o hatchback parte de R$ 74.790 na versão Live 1.0 e chega a R$ 96.990 na variante Live Pack 1.6. Apesar de ser uma boa notícia para os consumidores, a manutenção dos preços reforça a ideia de que as mudanças foram mínimas.
A linha 2025 do Citroën C3 chega ao mercado com poucas novidades, sendo a principal delas a adoção da chave canivete em todas as versões. Apesar de ser um item bem-vindo, é difícil considerá-lo uma grande revolução para um modelo que se propõe a ser “novo”. Com mecânica inalterada e preços mantidos, fica a impressão de que a Citroën perdeu uma oportunidade de fazer mudanças mais significativas em seu hatchback. Cabe aos consumidores avaliarem se as pequenas melhorias justificam a escolha do C3 2025 em um mercado cada vez mais competitivo.
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