Depois de ter sido revelado de surpresa, em setembro, a General Motors lança oficialmente a nova geração do novo Onix Hatch. Líder de vendas no mercado brasileiro, a GM não quer correr risco de perder participação e ofertará o hatch em nada menos que 13 configurações, com preços que vão de R$ 48.490 a R$ 72.990.
Bem mais moderno que seu antecessor, que seguirá em linha como Onix Joy, o novo compacto, além do motor 1.0 turbo de 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque, estreia também o novo motor 1.0 três cilindros aspirado de até 82 cv e 10,6 kgfm, que só é oferecida com caixa manual de seis marchas, nas versões Onix, de entrada, e Onix LT. Esse motor e câmbio agora também estão disponíveis nas versões do sedã Onix Plus e Onix Plus LT.
Visualmente, o Onix Hatch não chega a ser um carro arrebatador. Na verdade, ele é menos ousado que seu antecessor. Mas trata-se de um automóvel com uma proposta focada na funcionalidade do que no estilo propriamente dito. A seção frontal não difere do sedã, que conta com desenho comportado. A traseira segue a mesma orientação, mas agrada aos olhos.
Conteúdos do Onix Hatch
Na estratégia da GM, o Onix precisa cobrir uma faixa de preços com variação de R$ 25 mil. Valores que permite que ele dispute mercado com grande parte dos compactos do mercado, deixando para o Onix Joy a incumbência de brigar na base do segmento.
Mesmo assim, sua lista básica que inclui o trivial: seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado analógico, mas agrega itens como vidros traseiros elétricos, rádio (com Bluetooth e USB), computador de bordo e bancos bipartidos, que são oferecidos como opcionais em parte de seus concorrentes. Mas o pacote pode evoluir para itens como conexão 4G, com roteador Wi-Fi, assistente OnStar, ar-condicionado digital, monitor de ponto cego e até mesmo assistente de automático de estacionamento.
Medidas
Com 4,16 metros de comprimento e 2,55 metros de distância de entre-eixos, o Onix Hatch tem boa oferta de espaço e não fica devendo para os demais compactos do mercado. Seu porta-malas permite 275 litros de volume, o que não faz dele nenhuma referência, mas não difere muito do que é oferecido no segmento e nem em utilitários compactos. Para se ter uma ideia, o SUV compacto Chevrolet Tracker, comporta apenas 31 litros a mais que ele.
E quem quiser pagar pelos 116 cv do motor 1.0 turbo terá que disponibilizar pelo menos R$ 55.590 pela versão 1.0 Turbo, que tem lista de conteúdos mais enxuta, mas figura como a opção automática mais barata da linha. Essa versão é o grande coringa do Onix e assume a função do Onix Advantage, de geração passada. Ele economiza em refinamento para oferecer a comodidade da transmissão automática.
Para se ter uma ideia, ele é mais barato inclusive que a primeira opção do Onix LT 1.0 Turbo, com caixa manual, que custa R$ 57.590. No entanto, se consumidor fizer questão de um pacote mais recheado é preciso focar nas versões LTZ e Premier, está com três níveis de conteúdos, que vão a até R$ 73 mil.
Segurança
Pouco antes do lançamento oficial do hatch, o Onix foi submetido ao teste de colisão do Latin NCAP, onde obteve nota máxima na proteção de adultos e crianças. Vale lembrar que recentemente o sedã passou por um recall de todas as unidades para sanar uma falha eletrônica que poderia levar o carro a se incendiar.
Veja abaixo a lista de preços completa do novo Onix Hatch 2020:
- Camila Camanzi está no evento de lançamento e em breve terá vídeo no nosso Canal.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50