Sem anúncio oficial, a General Motors fez algumas atualizações nos softwares dos motores das linhas 2025 dos Chevrolet Onix e Onix Plus. As mudanças visaram o cumprimento das novas normas de emissões do Proconve L8, em vigor desde 1º de janeiro deste ano. Segundo a montadora não houve anúncio pois essas modificações praticamente não alteraram os dados de desempenho e consumo, ou seja, passam quase imperceptíveis ao consumidor. E, ao contrário do que foi veiculado, o sistema de injeção de combustível nesses dois modelos não foi alterado. Continua o mesmo, ou seja, do tipo injeção indireta e não direta como no caso do Tracker, por exemplo. Como resultado das atualizações, ambos os propulsores – 1.0 aspirado e 1.0 turbo – tiveram ganhos de potência e torque e, em alguns casos, maior eficiência energética.
Motor 1.0 Aspirado Aprimorado
O motor 1.0 flex aspirado, que equipa as versões de entrada da dupla, passou por modificações, incluindo atualizações no software da central eletrônica. Com isso, a potência máxima utilizando gasolina aumentou de 78 cv para 80 cv, enquanto o torque saltou de 9,6 kgfm para 10,2 kgfm. Os números com etanol se mantiveram em 82 cv e 10,6 kgfm. O câmbio permanece o manual de seis marchas.
Maior Eficiência no Onix Hatch Aspirado
Além do ganho de potência, o Onix hatch equipado com o motor 1.0 aspirado se tornou mais econômico, segundo dados do Inmetro. O consumo com etanol passou de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade e de 11,4 km/l para 11,9 km/l na estrada. Com gasolina, as médias foram de 13,3 km/l para 13,8 km/l e de 16,5 km/l para 16,9 km/l, respectivamente.
Pequena Perda de Eficiência no Onix Plus Aspirado
O Onix Plus, na configuração com motor 1.0 aspirado, apresentou uma leve piora nos números de consumo com etanol, caindo de 9,3 km/l para 9,2 km/l na cidade e de 12 km/l para 11,8 km/l na estrada. Com gasolina, as médias permaneceram praticamente inalteradas, em 13,5 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada).
Motor 1.0 Turbo com Mais Potência
O motor 1.0 turbo que equipa as versões mais caras do Onix e do Onix Plus recebeu atualizações de software para otimizar a queima. Com gasolina, a potência se manteve em 116 cv, enquanto com etanol houve um ganho de potência, passando de 116 cv para 121 cv. O torque se manteve em 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol.
Eficiência Melhorada no Onix Hatch Turbo
O Onix hatch com motor 1.0 turbo e câmbio manual também apresentou melhorias no consumo. Com etanol, as médias passaram de 9,1 km/l para 9,3 km/l na cidade e de 11,1 km/l para 11,7 km/l na estrada. Com gasolina, os números foram de 13,1 km/l para 13,5 km/l e de 16,1 km/l para 16,7 km/l, respectivamente.
Nas versões com câmbio automático de 6 marchas, o Onix hatch turbo registrou um consumo de 8,2 km/l na cidade com etanol (contra 8,3 km/l anteriormente) e de 10,4 km/l para 10,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números foram de 11,6 km/l para 12 km/l na cidade e de 14,9 km/l para 14,8 km/l na estrada.
Leve Piora no Consumo do Onix Plus Turbo
O sedã Onix Plus, equipado com motor 1.0 turbo e câmbio automático, apresentou uma leve queda nas médias de consumo. Com etanol, o consumo passou de 8,6 km/l para 8,5 km/l na cidade e de 11,1 km/l para 11 km/l na estrada. Com gasolina, as médias foram de 12,1 km/l para 12 km/l na cidade e de 15,8 km/l para 15,6 km/l na estrada.
Disponibilidade e Preço
Os modelos Onix com a nova motorização, adequada ao PL8, já estão disponíveis nas concessionárias pelos seguintes valores:
Onix 1.0 2025 – R$ 93.770
Onix LT 1.0 2025 – R$ 101.790
Onix Turbo – R$ 109.370
Onix LT Turbo – R$ 110.990
Onix LTZ Turbo – R$ 121.890
Onix RS Turbo – R$ 123.990
Onix Premier Turbo – R$ 127.490
Onix Plus LT 1.0 2025 – R$ 105.490
Onix Plus Turbo 2025 – R$ 116.070
Onix Plus LT Turbo – R$ 117.790
Onix Plus LTZ Turbo – R$ 128.490
Onix Plus Premier Turbo – R$ 134.890
Confira as alterações no consumo, por modelo (km/L):
Modelo | Combustível | Consumo Anterior (Cidade) | Consumo Atual (Cidade) | Consumo Anterior (Estrada) | Consumo Atual (Estrada) |
Onix Hatch 1.0 Aspirado | Etanol | 9,3 | 9,6 | 11,4 | 11,9 |
Onix Hatch 1.0 Aspirado | Gasolina | 13,3 | 13,8 | 16,5 | 16,9 |
Onix Plus 1.0 Aspirado | Etanol | 9,3 | 9,2 | 12,0 | 11,8 |
Onix Plus 1.0 Aspirado | Gasolina | 13,5 | 13,5 | 17,4 | 17,4 |
Onix Hatch 1.0 Turbo (Manual) | Etanol | 9,1 | 9,3 | 11,1 | 11,7 |
Onix Hatch 1.0 Turbo (Manual) | Gasolina | 13,1 | 13,5 | 16,1 | 16,7 |
Onix Hatch 1.0 Turbo (Automático) | Etanol | 8,3 | 8,2 | 10,4 | 10,5 |
Onix Hatch 1.0 Turbo (Automático) | Gasolina | 11,6 | 12,0 | 14,9 | 14,8 |
Onix Plus 1.0 Turbo (Automático) | Etanol | 8,6 | 8,5 | 11,1 | 11,0 |
Onix Plus 1.0 Turbo (Automático) | Gasolina | 12,1 | 12,0 | 15,8 | 15,6 |
Veja também:
- Leapmotor C10 Será o Primeiro Lançamento da Parceria com a Stellantis
- Além dos lançamentos de 2025, Fiat Pensa em Punto Esportivo e Elétrico
- Kia EV9 Chega com Recursos de Luxo e Valor pra Poucos