Quando vamos comprar um automóvel, diversos parâmetros devem ser considerados, como potência do motor, tamanho, tipo da carroceria, itens de série e claro, o volume do porta-malas. Sim, a medida do bagageiro é fundamental para saber se o carro atende as necessidades do comprador. Mas será que o tamanho divulgado corresponde à realidade?
Por via de regra, fabricantes sempre divulgam o tamanho do porta-malas em litros. Mas como saber quantos litros tem um no bagageiro? É preciso encher d’água? Nada disso.
Para fazer a medição do volume do compartimento, são utilizados blocos de (geralmente de isopor) que simulam o volume de um litro de água. Assim, os fabricantes preenchem o compartimento com o máximo de blocos para se ter o volume correto.
Para facilitar o entendimento, a General Motors fez um vídeo em que mostra o processo de aferição nos modelos Onix e Onix Plus.
No caso do hatch, foram acomodados 303 blocos de um litro. Já no sedã, couberam 500 blocos.
Confira o vídeo abaixo.
Foto: GM/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50