Audi A3 Sedan 2.0 TFSI
Nem bem o primeiro A3 Sedan com motor 1.4 turbo, produzido no Brasil, chegou ao mercado, a Audi já apresentou e colocou a venda este mês a segunda versão equipada com motor 2.0 turbo, de nada menos que 220 cavalos. Com ele a marca alemã quer atingir aquele público que, além de preferir um sedã compacto, também faz questão de um bom desempenho.
E nisso a Audi não economizou. Essa nova versão do A3 brasileiro vem para substituir o 1.8 importado, que entregava 180 cavalos. Mas, apesar dos 40 cavalos a mais, que fazem o compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima (corte eletrônico), o preço diminuiu: custa a partir de R$ 137.990, ante os R$ 140.190 do importado.
O A3 Sedan 2.0 TFSI é vendido apenas na versão topo de linha, chamada Ambition. Externamente, será preciso olhar com atenção para não confundi-lo com a versão 1.4, pois de diferente, tem apenas as rodas com aro 17 polegadas exclusivas com cinco raios duplos, frisos brilhantes, teto solar panorâmico e faróis de neblina. No restante, são exatamente iguais.
Internamente, as diferenças são um pouco maiores. Os bancos dianteiros são mais esportivos, proporcionando maior apoio lateral do corpo em curvas. Além disso, o revestimento (que pode ser na cor cinza ou preto) é feito com a parte central dos bancos em couro natural e o restante em sintético. O do motorista tem ajustes elétricos e apoio lombar. Ar-condicionado automático digital de duas zonas, espelho retrovisor interno eletrocrômico, display do computador de bordo central colorido e o sistema de áudio que inclui o Audi Music Interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.
Outro item importante é o sistema Audi Drive Select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio robotizado. O motorista pode variar entre os modos de condução Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o motorista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.
Para quem faz questão de mais luxo e sofisticação, o A3 Sedan 2.0 TFSI, pode ser equipado com dois pacotes opcionais. Um é o radio MMI Plus, que incrementa o sistema de som, tem 9 alto-falantes e vem com sistema de navegação integrado com tela de 7 polegadas retrátil no painel (R$13.000). O outro é o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (que mantém o carro dentro das faixas pintadas no asfalto, automaticamente, e funciona em velocidades de 60 a 250 km/h); o assistente para luz alta; o Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré; controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (mantém a velocidade de cruzeiro pré estabelecida e a distância do carro da frente automaticamente), com Pre Sense Front (que está sempre ativo e prepara o interior do carro caso detecte risco de acidente, fechando os vidros, teto solar, ajustando o cinto de segurança e voltando o encosto do banco para a posição normal); computador de bordo com tela colorida; e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor, sem necessidade de utilizar a chave fisicamente (R$12.500).
O “plus” da mecânica
Se você achar que as diferenças não foram tão grandes assim até agora, na mecânica a coisa muda de figura. Começa com o moderno motor 2.0 turbo que só queima gasolina. Além dos 220 cavalos entrega também ótimos 35,7 kgfm de torque máximo, disponíveis entre 1.500 e 4.400 rpm. Tem dupla injeção de combustível, direta e indireta, permitindo que trabalhe com a que melhor se adapta ao momento, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.
O câmbio, apesar de ter seis marchas como na versão 1.4, é o S-tronic robotizado com dupla embreagem, que oferece engates mais rápidos e permite uma tocada mais esportiva. O engraçado é que, nesta versão, também não foi usado o robotizado de 7 marchas, mais moderno, que equipa os modelos importados. A razão não é apenas o custo, mas o barulho que esses câmbios de 7 marchas fazem em baixas velocidades, quando o carro trafega por pisos irregulares. No de seis marchas, esse problema não ocorre.
Como a idéia da versão 2.0 é a de oferecer um desempenho mais esportivo, a Audi optou por manter a suspensão traseira como a original, ou seja, a chamada multilink que oferece uma maior estabilidade em altas velocidades. Para encarar nossas “belas” ruas e estradas, foi levantada em 14 milímetros.
Bom, se andar com o A3 com motor 1.4 de 150 cavalos já é um prazer, com 70 a mais puxando a sensação é ótima. O conjunto motor/câmbio trabalha numa sintonia perfeita e sempre de acordo com o que o motorista programa no Audi Drive Select: mudanças tranquilas e baixas rotações do motor no modo Efficiency, garantindo bons resultados de consumo, ou acelerações nervosas e adrenalina no modo Dynamick, que pode ser incrementado com trocas manuais sequenciais das marchas, tanto na alavanca de seleção como nas aletas atrás do volante.
Uma coisa, porém, está sempre “ativa”: basta pisar forte no acelerador que as retomadas de velocidade são imediatas e rápidas em qualquer modo, passando muita segurança a quem dirige, ou pilota.
Outra coisa que se nota de diferente é o trabalho da suspensão traseira. Na versão 1.4, apesar de ser mais “antiga”, ela se mostra mais adequada ao nosso solo, absorvendo melhor as irregularidades e permitindo um conforto maior quando está carregado. Neste, apesar dos 14 milímetros a mais na altura, ela ficou praticamente igual à dos importados. Como o foco principal está na estabilidade, e o A3 2.0 contorna curvas de qualquer raio como se estive sobre trilhos, quando se trafega com duas ou mais pessoas no banco traseiro, baques de fim de curso em buracos e algumas raspadinhas em lombadas são inevitáveis. Quanto aos freios (a disco nas quatro rodas) e a direção (com assistência elétrica), nada a reclamar. Tudo está dimensionado para a potência e desempenho do A3 2.0.
Preços:
Audi A3 Sedan 2.0 TFSI R$ 137.990
Pacote radio MMI Plus R$ 13.000
Pacote Assistance Plus R$ 12.500
Lista de Equipamentos – Pacote Brasil – A3 – Completo
Fotos: Pedro Bicudo e divulgação Audi
De São Paulo, SP.
Emilio Camanzi viajou a convite da Audi.
Ver comentários (4)
Olha... se eu já achava o 1.8 TSI muito bom, pensa esse 2.0 220cv!
Realmente Alipio, o carro ficou muito bom.
Grande abraço
Esse ficou bacana! Completo como era o europeu e com o motor mais potente que todos queriam. Para completar o preço é mais baixo que o do concorrente CLA250, alias mais barato que o CLA200 que é bem mais fraco...
É isso mesmo Bernardo, o carro ficou muito legal.
Abraço