[su_spacer]
O calendário de mostras automotivas tem se tornado bastante concorrido nos últimos anos. Salões como o Xangai, Tóquio, Los Angeles, Nova York, Nova Déli e até Buenos Aires feitos para que os fabricantes pulverizem suas novidades, fazendo com que cada feira tenha algo novo a ser revelado. No entanto, o Salão de Frankfurt é um dos maiores e mais tradicionais salões automotivos do mundo. Selecionamos algumas das grandes apresentações que prometem agitar a mostra alemã, que acontece entre os dias 16 e 24 de setembro.
Confira:
Bentley Continental GT
Muita gente se perguntava como a Bentley faria para desenhar um sucessor que fosse tão bonito e autêntico quanto o Continental GT de 2003. A resposta poderá ser conferida em Frankfurt, com a segunda geração do cupê de alto luxo. Equipado com motor biturbo W12 6.0 de 635 cv, o esportivo manteve as principais proporções da geração anterior, assim como os faróis duplos ovalados, mas com vincos ainda mais agressivos e musculosos.
[su_spacer]
BMW M5
O M5 era o integrante que faltava à atual geração do Série 5. O sedã chega ainda mais nervoso. Seu V8 biturbo 4.4 teve a potência elevada para 608 cv e 75 kgfm de torque, que permitem com que o sedã de quase duas toneladas acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Visualmente, o M5 se destaca pela suspensão mais baixa, para-choque com três grandes colmeias para direcionar o fluxo de ar para o coletor, radiadores e também para ventilar os discos de freio. O principal destaque foi a adoção da tração integral ao sedã, mas os puristas poderão optar por manter a distribuição apenas no eixo traseiro.
[su_spacer]
BMW Z4 Concept
Por ser uma das anfitriãs da mostra, a BMW também levará para Frankfurt o conceito que servirá de base para a próxima geração do roadster Z4. Apesar de o desenvolvimento do modelo (que tem sido elaborado em parceria com a Toyota) estar avançado e bem perto de sua apresentação, que pode acontecer em janeiro no Salão de Detroit, ou no mais tardar na mostra de Genebra, em março, o Z4 Concept será uma das vedetes da marca. Seu desenho segue a ideia de seus antecessores com longo capô, traseira curta e, novamente, com teto em tecido.
[su_spacer]
Dacia Duster
Entre modelos de luxo, pode até parecer estranho um utilitário-esportivo (SUV) de baixo custo ganhar tanto destaque. Mas, a verdade é que o Duster acaba de passar pelo bisturi e fará sua apresentação oficial no salão alemão. Apesar de a marca dizer que se trata de uma nova geração, trata-se de uma plástica bem sucedida, que incluiu painéis laterais, para-choques, tampa do porta-malas, capô, faróis, grade e lanternas. Agora, resta saber quando a versão brasileira também ganhará novo visual.
[su_spacer]
Ferrari Portofino
Quando a Ferrari lançou a Califórnia em 2009, há quem a enxergasse com certo desdém, por ocupar a base da gama. Seja como for, uma Ferrari de entrada é mais que muito topo de linha. Tanto que a Berlinetta chega à nova geração com estilo renovado e novo nome. A Portofino surge como sucessora da California, com direito ao seu teto rígido escamoteável, que faz dela um dos GT’s mais agradáveis do mercado. Sob o capô, a unidade turbo 3.9 teve sua potência elevada para 600 cv e fartos 76 kgfm de torque a 3.000 rpm.
[su_spacer]
Mercedes-Benz Vision Maybach 6 Cabriolet Concept
A Mercedes vem estudando o interesse do público pela sua marca Maybach, que nos últimos anos passou a ser uma série de padrão elevado dentro da gama da estrela de três pontas. O novo conceito sugere um imenso roadster conversível com estilo inspirado em lanchas de luxo. E como se trata de um estudo de um automóvel para pessoas com muito dinheiro, o imenso capô é dividido em duas seções, sendo que uma delas é destinada para guardar um kit para piquenique, com taças, talheres de prata e outros artigos de primeira necessidade para quem não vive sem espumante e caviar.
[su_spacer]
Porsche Cayenne
Salão que não tem Porsche, não é Salão. E como se trata de Frankfurt, é claro que a marca de Stuttgart não passaria em branco. Tanto que reservou a terceira geração do Cayenne para apresentar em seu quintal. O utilitário-esportivo (SUV) que, literalmente, tirou a marca da lama, manteve o porte robusto do jipão, mas com linhas mais suavizadas, com direito às lanternas afiladas do Panamera Sport Turismo. Sob o capô, a princípio, ele virá com o conhecido V6 turbo de 340 cv, que equipa também Macan e Panamera.
[su_spacer]
Volkswagen Polo
O Polo deixou de ser a grande surpresa da Volkswagen há alguns meses, tanto que chegará ao Brasil em breve. Mesmo assim, o hatch compacto é um dos principais produtos da VW e, apesar de todo mundo já saber o que há nele, o modelo será uma das grandes sensações na mostra alemã.
[su_spacer]
Volkswagen T-Roc
O T-Roc era uma promessa antiga da VW, mas depois do cancelamento do Tiguan (que seria feito no Brasil) e a apresentação de um monte de jipinhos conceituais que nunca sairam do papel, a confirmação do compacto é uma grata surpresa. Primo irmão do Audi Q3, o T-Roc chegará ao Brasil, ainda sem data definida, onde irá brigar no segmento em que se posicionam Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford EcoSport.
[su_spacer]
Por Marcelo Iglesias Ramos – Jornalista – (31) 99245-0855
Fotos: divulgação montadoras