O Ibama estendeu o prazo de distribuição de automóveis que não atendem às exigências de emissões do Proconve L7, que passa a vigorar a partir deste mês de janeiro. A colher de chá é válida apenas para automóveis que tiveram sua produção iniciada até 31 de dezembro, mas por falta de componentes ficaram incompletos.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), por via de regra, toda vez que se muda uma norma de exigência, após a data limite de fabricação, as marcas têm um prazo de 90 dias para repassar para o varejo. O que foi solicitado foi a extensão do prazo em mais três meses, pois muitos carros estão incompletos desde a virada do ano e muitos fora das especificações da nova norma ambiental. Assim, esses carros poderão ser destinados ao varejo até junho.
Ainda de acordo com a Anfavea, não há como precisar o volume de carros incompletos, mas cada marca encaminhou ao governo federal um formulário com as unidades impactadas.
Foto: Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50