Carro usado: opções para quem é desapegado

Malagrine

O que você precisa saber antes de comprar um carro usado
Na hora de comprar um automóvel, o consumidor precisa levar em consideração certos quesitos como: tipo de carroceria, medidas, consumo, manutenção e claro, o preço. Também devem ser considerados outros fatores, como: custo médio de reparação, valor de seguro, dentre outros pontos que não podem ser negligenciados.
E, ainda, há aquele consumidor que prioriza a liquidez do automóvel no varejo de usados. Ou seja, se o carro é bom ou não de revenda.

Os fatores que definem se um modelo é bom de jogo ou não são muitos. Geralmente, são parecidos com aqueles já citados, como consumo e custo de manutenção. Mas, também, são considerados históricos de defeitos, mecânica, possíveis falhas de projeto, nacionalidade do carro ou de seus componentes e a desvalorização.

Uma dica para descobrir se o carro é bom de mercado ou não é ficar atento aos boletins de licenciamento que a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) publica mensalmente. Além de analisar o desempenho do varejo de veículos novos, a entidade também mensura o setor de usados.

Assim, quem busca um carro em que sua prioridade é ter a garantia de repasse rápido, sem risco de se casar com a viatura, vale conferir a listagem, antes de fazer negócio.

Historicamente, o usado mais vendido da praça é o Volkswagen Gol. Suas médias de vendas giram em torno de 75 mil unidades mensais. Abaixo dele vem o Fiat Palio e o Uno (Mille). Ambos na casa dos 50 mil carros negociados mensalmente. O quarto mais vendido é o finado Chevrolet Celta, que oscila entre 25 mil e 30 mil unidades. E o quinto mais vendido é a picape Strada, que se mantem na casa das 25 mil trocas de dono.

Vokswagen Gol - usado mais vendido
Chevrolet Celta
Fiat Palio
Picape Strada
Fiat Uno Mille

 

Tempo de serviço

As razões para que Gol, Palio, Uno, Celta e Strada tenham volumes tão expressivos se dão pela combinação de todos os quesitos já citados. Contudo, é preciso incluir também tempo de mercado.

Gol e Uno estão na ativa desde a primeira metade dos anos 1980. Palio e Strada chegaram na segunda metade da década de 1990 e o Celta, foi produzido entre 2000 e 2014. Ou seja, são carros têm uma frota circulante imensa, o que naturalmente eleva o número de possíveis negociações.

Outro fator é o custo médio desses carros. Assim sendo, para não gerar distorções de avaliações entre um “Uninho”, ano 1984, e um Gol automático, ano 2018, vamos considerar unidades com cinco anos de uso. Seus valores variam de R$ 25 mil a R$ 35 mil. Trata-se de um tíquete factível para um parcela maior de consumidores.

Ou seja, automóveis de grande liquidez, geralmente têm valores acessíveis e não pesam tanto no bolso durante o tempo de uso. Porém, é preciso lembrar que são carros de acabamento simples, projetos antigos e que nem sempre serão encontrados com uma pacote de conteúdos farto.

É o ônus do bônus.


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br


🚗 SITE: https://www.carroscomcamanzi.com.br


📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


✅ INSCREVA-SE AQUI: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.


Siga-nos nas redes sociais:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada