C40 energiza eletrificação da Volvo

Da Cidade do México – A Volvo iniciou as vendas do C40 Recharge, SUV elétrico que estreia por R$ 419.950. O modelo é o segundo carro totalmente elétrico da fabricante sueca, mas o primeiro desenvolvido apenas para rodar apenas com a energia das baterias.

O SUV inicia a estratégia de expansão da gama livre de emissões da marca. Segundo executivos da marca, serão lançados um elétrico por ano até a abolição total dos motores a combustão em 2030.

300x250

A ambição da marca é tamanha que desde a chegada do XC40, em setembro passado, que a marca tirou de linha a versão híbrida para focar apenas no elétrico. E com os dois modelos, ela espera que os elétricos correspondam a 43% dos 8 mil carros que ela pretende emplacar em 2022.

O C40

O modelo compartilha a mesma plataforma do XC40 Recharge, assim como o conjunto elétrico, composto por dois motores que entregam 408 cv e 66 kgfm de torque. O modelo é equipado ainda com baterias de 78 kW, que garantem autonomia de 440 km.

Sua aceleração de 0 a 100 km/h gira em torno de 5,2 segundos. Comportamento de supercarro. A máxima não foi divulgada, mas não deve diferir dos 180 km/h do XC40. Pode parecer pouco diante de tanta potência e torque, mas para um elétrico, se manter em velocidades elevadas compromete drasticamente a autonomia das baterias, além de sobrecarregar todo o conjunto.

Por dentro

Por dentro o C40 Recharge não difere muito do XC40. É o mesmo painel, com quadro de instrumentos digital, multimídia vertical, com suíte de aplicativos Google. Esse multimídia ainda conta com quatro anos de internet inclusa, que permite atualizações de todo o sistema sem a necessidade de visitas ao revendedor.

O acabamento é sofisticado e ecológico. Bancos e carpetes utilizam fibras feitas de garrafas PET recicladas e até mesmo rolhas de garrafas. A Volvo quer ser totalmente neutra em 20 anos e de quebra ajudar a retirar o lixo do mundo.

O SUV ainda conta com pacote de assistências de condução, com frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência em faixa, dentre outros recursos. E o mais legal, ele não precisa de dar a partida. Ao destravar as portas, o carro já está pronto para guiar. Basta estar de posse da chave e posicionar a transmissão na posição D (Drive).

Novos elétricos

A plataforma ainda será empregada para o próximo modelo elétrico da marca que chega em 2023. Esse modelo irá se posicionar abaixo da dupla atual.

Para 2025 a marca lançará a plataforma SPA2. Ela será aplicada para uma nova geração de utilitários elétricos dos portes de XC60 e XC90.

E para conseguir dar conta dessa expansão a Volvo iniciou a construção de uma fábrica de baterias, na Suécia, com capacidade de 50 GWh anual. Ela começa operar em 2026.

 

Informações técnicas:

Ficha e equipamentos C40 MY22

 


Fotos: Marcelo Jabulas


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada