A BYD acaba de lançar oficialmente no Brasil o Yuan Pro, seu mais novo SUV elétrico. Custando R$ 182.800, o modelo se posiciona como o SUV elétrico mais acessível do país, atingindo a mesma faixa de preço de SUVs compactos à combustão.
Posicionamento Estratégico
O Yuan Pro chega em versão única de acabamento, mirando um segmento competitivo que inclui modelos elétricos como o Peugeot e-2008 e o Volvo EX30, além de SUVs a combustão populares como o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Ele chega mais barato que seu irmão Dolphin Plus, apesar de ser um SUV derivado do hatch.
Além da opção de compra tradicional, a BYD oferece o Yuan Pro em seu programa de assinaturas. Os consumidores interessados podem optar por um plano de 48 meses com franquia mensal de 1.000 km, pagando uma mensalidade de R$ 4.480. No plano estão inclusos IPVA, seguro, documentação e revisão. Este valor é comparável ao cobrado para o Dolphin Plus nas mesmas condições, proporcionando flexibilidade e opções para diferentes perfis de consumidores.
Design e Dimensões
O Yuan Pro adota a linguagem visual da linha Dynasty da BYD, com faróis de LED afilados, grade distintiva e linhas aerodinâmicas. Com dimensões de 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,675 m de altura e um entre-eixos de 2,62 m.
O porta-malas do Yuan Pro oferece apenas 265 litros de capacidade, mas tem, finalmente, um item que muitos queriam: o estepe no lugar do kit de reparo emergencial. Esta decisão, embora reduza o espaço de carga, proporciona maior segurança e praticidade aos motoristas em caso de problemas com os pneus.
Os consumidores têm à disposição cinco opções de cores: branco, cinza, azul escuro, verde claro e cinza claro. Externamente, o Yuan Pro se destaca por seus para-choques robustos, colunas escurecidas, teto panorâmico e maçanetas embutidas, que conferem um ar de sofisticação. As rodas aro 17″ com pneus 215/60 R17 complementam o visual.
Desempenho e Autonomia
Sob o capô, o Yuan Pro tem um motor elétrico de 177 cv (130 kW) e 29,5 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade de 45,1 kWh oferece uma autonomia oficial de 250 km segundo o padrão Inmetro. Na prática, os motoristas podem esperar um alcance entre 320 e 350 km com uma carga completa pelo sistema chinês.
Tecnologia e Conforto
Em seu interior, o Yuan Pro conta com central multimídia giratória de 12,8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som com seis alto-falantes e ar-condicionado digital. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, sendo 6 direções para o motorista e 4 para o passageiro.
Segurança e Garantia
Quando o assunto é segurança, além dos controles de tração, estabilidade e do assistente de partida em rampa, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360°, piloto automático e Freios a disco nas quatro rodas.
Um dos grandes diferenciais do Yuan Pro é sua garantia estendida. A BYD oferece 6 anos de garantia para o veículo e 8 anos para a bateria Blade, ambos sem limite de quilometragem.
Considerações Finais
Com seu preço competitivo, conjunto abrangente de recursos e garantia estendida, o Yuan Pro se posiciona como uma opção atraente tanto para aqueles já adeptos à mobilidade elétrica quanto para consumidores que estão considerando fazer a transição dos veículos a combustão.
Veja mais:
- Honda HR-V 2025: Renovação na Europa Antecipa Mudanças para o Brasil
- GM resolveu fazer veículos Híbridos Flex
- Chevrolet Montana Recebe Três Estrelas do Latin NCAP