Marca chinesa investe pesado no Brasil e deverá ter produção nacional de elétricos. Contudo, BYD tem uma condição antes de fazer o investimento
A chinesa BYD pode implantar uma fábrica na Bahia para produzir automóveis de passeio no Brasil. A montadora ocuparia a planta da Ford, em Camaçari, fechada após decisão da marca americana em encerrar suas atividades de produção no país.
A informação é do governador da Bahia, Rui Costa (PT), em entrevista feita no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, durante anúncio de 500 novas vagas para engenheiros. O político revelou encontros com a diretoria da BYD para tratar do assunto. A empresa, contudo, não comenta sobre tal possibilidade.
A criação de uma fábrica de automóveis da BYD será uma etapa natural do desenvolvimento da marca no Brasil. Porém, esse é um fato ainda distante para já bater o martelo na Bahia. Por sinal, a chinesa já possui três fábricas no Brasil: uma de chassis de ônibus (inaugurada em 2015), outra de módulos fotovoltaicos e a terceira de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Em Salvador, ela está envolvida num projeto de monotrilho.
No final de 2021, a BYD começou a avançar nos segmento de automóveis de passeios, ao anunciar o SUV Tan EV e nomear a Eurobike como primeira concessionária no Brasil. Para este ano, a meta é chegar a 45 cidades alcançadas; em 2023, pelo menos 100 municípios com cobertura. A próxima temporada, com ano cheio de vendas, será o termômetro para a matriz chinesa bater o martelo em uma fábrica de carros por aqui.
LEIA TAMBÉM:
Isenção fiscal para carro elétrico coloca indústria brasileira em risco
Voltz e iFood lançam moto elétrica por R$ 10 mil
Volvo XC90 e XC60 ganham mais potência e autonomia
Elétrico e milionário: Mercedes-AMG EQS 53 chega ao Brasil
Para viabilizar uma planta, a BYD projeta pelo menos 10 mil unidades vendidas no ano no mercado brasileiro. Logo, cravar que Camaçari vai receber a fábrica é ainda muito cedo. Porém, não deixa de ser uma alternativa para a prancheta dos chineses.
Próximos lançamentos da BYD
A Build Your Dreams (Construa seus sonhos) apostou no Tan EV para fazer sua estréia ao consumidor final de automóveis. O SUV 100% elétrico tem 517 cv e tração integral, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 4.6s. Confira aqui as impressões de Emílio Camanzi sobre o veículo.
Na sequência, apresentou o sedã Han EV, outro modelo de luxo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 s e mais de 500 km de autonomia. O modelo tem preço de R$ 539.990.
O próximo lançamento será o D1, um monovolume elétrico. O carro, contudo, será destinado à comercialização por locadoras e serviços de aplicativo. Na sequência, a marca lança outro elétrico, o furgão ET5. Ainda em 2022, a BYD vai apresentar dois modelos híbridos no Brasil.
Com line-up de seis modelos, a montadora poderá sentir bem a receptividade e, num próximo passo, anunciar a fabricação local de automóveis.
Fique pertinho da gente:
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.