Em 2005, a Bugatti chocou o mundo ao levar o supercarro Veyron a 407 km/h. Foi um feito que colocou a marca francesa no olimpo da indústria automotiva. De lá para cá ela vem buscando andar ainda mais rápido e agora ela por muito pouco não chegou aos 500 km/h.
Recentemente ela cravou o recorde de 490,484 km/h, ou 304,773 mph com o Chiron Super Sport. Foi o primeiro automóvel de produção a superar a marca dos 480 km/h. E para marcar o feito, ela acaba de lançar a edição Super Sport 300+, com apenas 30 unidades, ao preço de 3,5 milhões de euros (R$ 21,6 milhões).
Enquanto o Chiron “básico” acelera a até 420 km/h, essa edição passou por modificações expressivas para elevar sua performance. No entanto, são ajustes que demandam um olhar minucioso.
Na parte frontal, os para-choques receberam novos coletores e aletas para direcionar o fluxo de ar. O para-lamas dianteiro foi levemente alargado e recebeu saídas de ar para reduzir a pressão sobre as rodas e também reduzir o arrasto.
No entanto, as principais mudanças estão depois das portas. O Chiron Super Sport 300+ teve seu balanço alongado. Ou seja, a traseira ficou mais espichada para ampliar o efeito solo. O escapamento centralizado deu lugar a quatro saídas afastadas. A razão disso era reduzir a restrição dos gases, diminuindo o caminho até a ponta do escape e otimizar os extratores inferiores.
Por falar neles, o bólido ainda recebeu novos difusores de ar, ainda mais largos para garantir que a traseira fique grudada no chão. Todas essas mudanças permitem que o carro atinja velocidade máxima sem a necessidade de elevar a asa, esta que basicamente assume uma função de freio aerodinâmico, para auxiliar as pinças e discos das rodas.
Motor do Bugatti
Se a aerodinâmica foi melhorada para dar condições ao Bugatti ir próximo dos 500 km/h, o motor também passou por ajustes. Segundo a marca, a unidade W16 tetraturbo (quatro turbinas para 16 cilindros) teve sua potência elevada para 1.622 cv, um ganho de 101 cavalos-vapor sobre a versão padrão do Chiron.
“Com o Super Sport 300+, prestamos homenagem não apenas à nossa história gloriosa com seus inúmeros recordes de velocidade, mas também ao desempenho de toda a equipe que bateu recordes. Foram eles que enfrentaram o desafio de dirigir mais de 300 milhas por hora. Por esta razão, o Super Sport 300+ é mais do que apenas uma edição. É de longe o hiperesportivo de luxo mais rápido do mundo”, afirma o presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann.
Quem somos nós para discordar.
Fotos: Bugatti/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50