Um dos maiores eventos de carros antigos do país, Brazil Classics Show 2022 tem desfiles, leilões e premiação dos melhores veículos
Fãs e colecionadores de carros antigos de todo o Brasil têm encontro marcado no fim deste mês em Araxá, Minas Gerais. Trata-se do Brazil Classics Kia Show 2022, o Encontro Nacional de Carros Antigos, um dos principais eventos de antigomobilismo no país, ao lado do Águas de Lindóia (SP).
Promovido pelo Veteran Car Clube MG, o evento vai reunir centenas de raridades entre 28 e 31 de julho de 2022. A mostra tem patrocínio master da Kia Motors, que vai aproveitar para exibir também seu mais novo lançamento, o Sportage 2023.
As ruas com casarões vão observar no dia 30 de julho um dos pontos altos do Brazil Classics Kia Show 2022: um desfile com 50 carros antigos de alto valor histórico. A caravana clássica deixa o complexo do Grande Hotel do Barreiro e segue pela avenida Imbiara e outros pontos da região.
E no complexo, a exposição com raridades de tirar o fôlego e a tradicional feirinha de peças e objetos de coleção. A programação também contempla exposição fotográfica, música, intervenções cênicas, mostra de dança e peças teatrais.
Brazil Classics Show: premiação
Ponto alto do Brazil Classics Show é a premiação dos melhores carros e colecionadores do evento. O título do encontro de Araxá um dos desejados pelos antigomobilistas. Os veículos desfilam num tapete com direito a uma cortina de fumaça e trilha sonora relativa à época de produção. Seguindo a tradição, carros dos anos 80, 70 e 60 entram primeiro; seguidos daqueles dos anos 50, 40 e 30. São pelo menos quatro premiações em disputa.
São quatro prêmios:
- PRÊMIO OG POZZOLI – Premiação que leva o nome de uma das maiores referências do antigomobilismo nacional, o Prêmio Og Pozzoli é concedido a carros não restaurados, conhecidos como testemunhas de época.
- TROFÉU FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS – É oferecido pela própria Federação que escolhe carros que foram de uma mesma família ou que tenham alguma história interessante.
- –TROFÉU LALIQUE – A estatueta, uma referência ao cristal símbolo dos radiadores da Lalique, é dada ao colecionador de destaque da edição. Trata-se de um troféu que fica com o vencedor de forma transitória. No próximo ano, o mesmo é entregue a outro colecionador, mas mantém em sua base os nomes de todos os premiados.
- TROFÉU ROBERTO LEE – Referência a um dos precursores das grandes coleções de carros antigos no Brasil, o troféu é entregue ao dono do melhor automóvel do evento (original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais). Este troféu também é transitório. Na última edição, o vencedor foi um Packard 1930, que pertence ao presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini.