Antes de viajar, motorista precisa verificar a situação do carro e ficar atento com bolha no pneu. Saiba o que é esse defeito e o que fazer
Janeiro e fevereiro, épocas de viagens de férias, carnaval e feriados. Momento importante de verificar o estado do carro e também um dos itens mais importantes: os pneus! Além de conferir pressão, é importante analisar bem a idade, nível de desgaste e estado geral das unidades. Certifique-se de que os pneus estejam em boas condições antes de pegar a estrada, isso garantirá uma viagem segura e tranquila para você e sua família!
Sobre a data de fabricação, pneus velhos podem perder suas propriedades de aderência e serem mais suscetíveis a falhas. Também é importante conferir o nível de desgaste, pois o item terá sua capacidade de aderência do solo reduzida, antes mesmo de chegar ao famoso nível de “pneu careca”. Contudo, mesmo que o item esteja 100% correto, é preciso verificar se não há bolha nos pneus.
Como surge a bolha no pneu?
Bolhas em pneus são causadas por impactos acidentais contra obstáculos na via, causando a ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça) do pneu. Já viu a qualidade das nossas estradas e ruas, né? Pois bem! Caso passe num buraco, há o risco de furo, corte ou mesmo bolha no pneu!
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O grande problema de quando surge esse tipo de ocorrência é que não há reparo que possa garantir a integridade do pneu. Assim, a recomendação é a troca imediata após avaliação por um técnico especializado, pois esses danos comprometem a funcionalidade e a segurança dos ocupantes do veículo.
Um pneu com bolha é uma espécie de “bomba relógio”: ela pode explodir a qualquer momento, inclusive em altas velocidades. Aliás, considerando o calor e pressão nesses momentos, pode acontecer justamente aí. Nesse caso, o motorista pode perder o controle do carro, especialmente se acontecer no eixo traseiro, no caso de carros com tração dianteira.
Com prejuízo certo no bolso do consumidor, algumas marcas oferecem um alento. Uma garantia das Dunlop e Falken, por exemplo, cobre um pneu novo de aro 15 para cima no caso de bolha na lateral. A Pirelli também oferece garantia semelhante no programa Tyrelife. Já a Goodyear, exclui bolha em seu rol de proteção. Em todo o caso, o pneu será analisado por um técnico que poderá negar a garantia no caso de desgaste natural ou pressão inadequada, o pode pode ser mensurada pelo nível da bolha.
“Mesmo uma pessoa cuidadosa ao dirigir e atenta a manutenção de seu veículo e dos pneus está sujeita a passar por um buraco e observar o aparecimento de bolhas nas laterais do pneu. Por isso, é importante seguir as recomendações indicadas e em casos de avarias acidentais.”, diz Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.
Como evitar bolhas
Uma vez que a bolha no pneu compromete a segurança e o bolso, o melhor mesmo é evitar que aconteça. Na impossibilidade de se desviar de algum obstáculo, evite passar com o volante virado, mas sim reto.
Se você se deparar com um obstáculo na estrada e não tiver como desviar, é importante passar por ele em baixa velocidade para minimizar o impacto. Além disso, é recomendável soltar o freio alguns metros antes de chegar ao obstáculo, pois isso permitirá que a suspensão do veículo volte ao seu curso normal e ajude a absorver o impacto.
No entanto, é importante lembrar que essas medidas só são eficazes se a calibragem dos pneus estiver correta, de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo. Se a calibragem estiver incorreta, a deformação na lateral do pneu será ainda maior, o que pode resultar em danos graves e potencialmente perigosos ao item.
As bolhas podem ser potencializas durante uma montagem inadequada, seja por ausência de treinamento do profissional, equipamento incorreto e falta de lubrificação dos pneus. Ou seja, importante procurar uma oficina de confiança para fazer o serviço!