BMW X7 passa por plástica e fica “malvado”

Não parece mas o BMW X7 já tem quatro anos de mercado. E por isso o SUV topo de linha da marca alemã ganhou sua primeira plástica, que é bem ousada por sinal. As mudanças se concentram nas extremidades do jipão de sete lugares. Uma receita convencional em toda indústria do automóvel. Mas não deixa de ser uma mudança expressiva.

O modelo ganho novo conjunto ótico, bastante afilado. Na verdade, as lentes assumem o papel de luz diurna de direção (DRL). Os faróis de verdade ficam logo abaixo. Trata-se de uma primazia na BMW, que poucas vezes ousou a macular o clássico estilo dos faróis duplos a partir dos anos 1970.

Na versão apimentada X7 M60, os para-choques são ainda mais intimidadores, adornados por ponteiras de quatro saídas na traseira. Visto de lateral as rodas aro 21 (com opcionais de 22 ou 23 polegadas) fazem com que esse paquiderme de 5,16 m de comprimento se apresente como um superesportivo.

O modelo pode ser equipado com motores seis cilindros 3.0 eletrificados, com módulo 48V. Mas a cereja do bolo é o V8 biturbo 4.4
que entrega 530 cv e 75 kgfm de torque, combinados com uma transmissão automática de oito marchas e tração integral.

O “oito canecos” também passa a contar com unidade eletrificada para ajudar o gigante a emitir menos poluentes. A marca declara consumo médio na casa de 8,2 km/l. Para um monstro de 2,5 toneladas é uma média impressionante.

Nessa versão, ele ainda pode receber pacote M Sport Pro com discos de freio de 345 mm e enormes pinças para garantir que esse gigante não se transforme em um meteoro em rota de colisão.

Interior do X7

Se por dentro o X7 impõe pela cara de malvado, por dentro ele conquista pela fartura. O SUV utiliza um quadro de instrumentos com telas que se fundem, com se se fosse um imenso monitor para leituras de direção, navegação, entretenimento e demais configurações da nave.

Tudo é gerenciado pelo joystick instalado no console. Alavanca de transmissão foi abolida. Comandos do câmbio são acusados por teclas, assim como freio de estacionamento e comandos de comportamento dinâmico.

Na versão M60 os bancos são esportivos com bordas elevadas para manter motorista bem encaixado. Apliques em fibra de carbono completam o estilo nervoso desse SUV.

O pacote ainda inclui assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência em faixa, alerta de ponto cego e tráfego cruzado em ré, dentre outros recursos. O sistema de áudio é Harman Kardon e a conexão embarcada é 5G, que habilita o modelo para diferentes funcionalidades e comunicação em tempo real, assim como atualização de sistemas.

 


Fotos: BMW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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