Que tal um carro que além de manobrar sozinho, ainda localiza um estacionamento, reserva e paga a vaga. Com o BMW Série 5, que chegará em 2017, isso é possível. Mas, não é só isso que a sétima geração do sedã médio grande de luxo da BMW, que já vendeu mais de 7,6 milhões de unidades ao longo de 44 anos, traz de novidade. Ele está mais esportivo, elegante e moderno. Revigorado dinamicamente, com um line-up imbatível de dispositivos de assistência, e um maior grau de conectividade, além de um sistema operacional inovador, a sétima geração se destaca pelas novas funcionalidades. Segundo a marca, o novo Série 5 definirá novos padrões tecnológicos.
Para começar, a carroceria foi redesenhada, inspirada no Série 7. Com o aumento da utilização de alumínio e aço de alta resistência, houve uma redução do peso de até 100 quilos, em relação ao seu antecessor. Detalhe que, junto com o baixo centro de gravidade e a distribuição de peso igual em ambos os eixos – marca registrada da BMW – além de uma maior rigidez torcional, permitem ao novo modelo uma dirigibilidade ainda mais apurada. Direção integral ativa, que agora está associada à tração inteligente xDrive nas quatro rodas, também fazem parte dos avanços, bem como o coeficiente de arrasto aerodinâmico, que agora é de 0,22, uma das melhores marcas entre os sedã do segmento.
O novo BMW Série 5 também traz uma grande variedade de sistemas de assistência, capaz de oferecer um amplo auxílio ao motorista. Não apenas em momentos críticos, mas também em situações menos exigentes ao volante, como em congestionamentos, tráfego lento e trajetos monótonos em estradas. Para tanto, é equipado de série com uma câmera estéreo associada a um radar e sensores de ultrassom para monitorar a área ao redor do carro (ambos opcionais). Novos recursos integram o Assistente de Mudança de Pista, como o auxiliar de fuga, o alerta de tráfego cruzado e a proteção de colisão lateral ativa. Este dispositivo percebe as marcações de pista e da área em volta do veículo, ajudando ativamente o motorista a evitar colisões iminentes por meio da aplicação de correções diretivas.
A condução semiautônoma também foi ampliada, com novas funções para o sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC), oferecido como opcional, e para o assistente de direção e manutenção de faixa. Estes passam a adotar restrições de velocidade, com opção de assistência de Velocidade Inteligente, capaz de se comunicar com o sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro – o usuário pode ajustar a velocidade, em intervalos de 15 km/h, para mais ou para menos. Para velocidades de até 210 km/h, o veículo está apto a auxiliar o condutor nas tarefas de acelerar, frear e dirigir, no momento que desejar. A função Auto Start Stop Inteligente agora ajusta suas repostas às rotas e às condições de tráfego.
[su_slider source=”media: 7486,7482,7483,7484,7485″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
A praticidade também evoluiu. O sistema iDrive, que traz assistência de navegação, telefonia e entretenimento, além de acesso à funções do veículo em uma tela de 10,25 polegadas, agora pode ser operado por meio do seletor giratório no console, por comando de voz ou por gestos, ou, ainda, por meio de toques nos controles diretamente. Até o head-up display a cores evoluiu com uma superfície de projeção no para-brisa 70% maior, além de alertas de tráfego, contatos telefônicos, estações de rádio, faixas de música, instruções de navegação e dos sistemas de assistência.
O conforto também foi pensado, com um maior espaço para as pernas dos passageiros no banco traseiro e assentos com massageador e, ainda, a função inovadora que utiliza sensores de toque e controle de temperatura de quatro zonas, com ionização e dispersante de fragrâncias de ar. Todos os faróis especificados dos novos BMW Série 5 vem com tecnologia LED com opção de LED adaptativos, com distribuição variável de luz, incluindo iluminação circular adaptativa e fachos de luz com alcance de até 500 metros de distância.
Conectividade é outra área que o novo Série 5 evoluiu. Além de permitir estacionar o carro por meio do controle remoto na chave e achar, reservar e pagar vaga no estacionamento, ou em ruas e avenidas, tem agora o serviço Microsoft Exchange que permite aos usuários do Microsoft Office 365 sincronizar e-mails, agendamentos e contatos, além de editá-los durante o deslocamento. A integração de smartphones também foi melhorada, por meio do Apple Car Play, que, pela primeira vez, é incorporado totalmente sem fios. Além disso, é possível carregar a bateria do celular por indução e conectar o aparelho via WiFi com até dez dispositivos.
Claro que carro novo também merece motores novos. O 530i vem com um quatro cilindros em linha de 2.0 litros, capaz de entregar um torque máximo de 36,7 kgfm e 252 cavalos de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, controlada eletronicamente. Já o 540i, traz sob o capô um motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros, com 340 cavalos e 45,9 Kgfm. Equipado com tração integral xDrive, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos. Dois motores diesel também estarão disponíveis, um com 190 cavalos para o 520d e outro de 265 para o 530d, que tem desempenho de esportivo: 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e máxima de 250 por hora.
Os carros estarão à venda a partir do ano que vem, inclusive no Brasil.
[su_slider source=”media: 7487,7488,7489,7490,7491,7492″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Fotos: divulgação BMW