Marca bávara revelou tecnologia que chega ao seus veículos em 2025. Novo head-up dislay BMW Panoramic Vision tem informações horizontalizadas
A BMW revelou nesta semana uma nova tecnologia que começa a ser aplicada em seus modelos a partir de 2025. É o Panoramic Vision, uma evolução do tradicional head-up display. O sistema serve para ajudar o motorista em seu trajeto, num recurso originalmente criado para aviões caças.
O novo BMW Panoramic Vision chega à esteira do Theatre Screen, uma super tela que transforma os passageiros do banco traseiro em espectadores de cinema. O novo head-up display da montadora tem como diferencial expandir o campo de exibição panorâmico em todo o para-brisas, permitindo que informações sejam compartilhadas tanto com o motorista quanto com o passageiro.
O BMW Panoramic Vision é parte do conceito NEUE KLASSE, presente em todos os lançamentos da marca em todo o mundo. O sistema faz parte da história de inovações da BMW. A montadora bávara foi a primeira a desenvolver um cockpit que proporciona uma experiência de direção segura, intensa e concentrada. O BMW Série 7, lançado na década de 80, foi o primeiro carro a apresentar computadores de bordo com telas digitais.
Na virada do século, o BMW iDrive transformou o design do interior dos carros, reduzindo a quantidade de botões e criando um ambiente clean e tecnológico. A BMW foi também a primeira a oferecer displays head-up em série.
Por falar em head-up display, esse tipo de tecnologia começou a ser desenvolvida nos anos 1940 na aviação militar e expandiu-se ao longo das décadas para várias aplicações. Em 1970, passou a ser utilizada na aviação militar e o primeiro carro a contar com o recurso foi um Oldsmobile 1988.
Leia também:
Fábrica da BMW em Munique completa 100 anos
BMW iX combina alta tecnologia e desempenho
BMW M4 CSL: lenda bávara é reeditada nos 50 anos da M
X3 ganha série limitada por R$ 603 mil