BMW de olho no futuro

Assim como a capacidade que um estilista tem de antecipar as tendências da moda para uma próxima estação, um carro conceito também antecipa o que uma montadora pode trazer para os dias atuais ou para um futuro breve. Revelam o que veremos nas ruas em termos de inovações tecnológicas, desempenho, design, mobilidade e sustentabilidade. Normalmente, são apresentados nos salões do automóvel ou em grandes eventos, não só para demonstrar a capacidade criativa e tecnológica da marca, mas também para sentir a reação do público e definir como será a chamada versão final do conceito ou de alguma inovação que ele apresenta, para ser aplicada nos novos modelos.

Fundada em 7 de março de 1916, a BMW (Bayerische Motoren Werke AG, Fábrica de Motores da Baviera em português), como parte das comemorações de seu centenário neste ano, fez uma seleção dos carros conceito que marcaram a trajetória da empresa, a qual vale a pena ser lembrada.

 

BMW Turbo – 1972

Como parte da celebração dos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique, na Alemanha, onde tem a sede BMW, foi apresentado o BMW Turbo. Este chama a atenção pelo seu desenho, que influenciou fortemente o cupê esportivo M1 lançado em 1978 e considerado um dos carros mais icônicos da marca. Projetado por Paul Bracq, com portas tipo asa de gaivota, o BMW Turbo tem um motor turbo 2.0 litros, de quatro cilindros, com 200 cavalos de potência, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Entre as inovações, traz a frente e a traseira com seções cheias de espuma para absorver impactos, barras laterais de proteção nas portas, além de um sistema de frenagem à distância utilizando um radar.

[su_slider source=”media: 7354,7353″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW E1 – 1991

Quase 20 anos após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW apresentou em 1991 o E1, desenvolvido pela Technik, sua divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O E1 – E de elétrico – é uma proposta de carro urbano com grande área envidraçada. Com apenas 3,46 metros de comprimento, pode levar até quatro pessoas. O motor elétrico de 50 cv é montado diretamente no eixo traseiro e é alimentado por baterias de sódio-enxofre de 120 volts e 20kWh, que permitem uma autonomia de até 200 quilômetros. A recarga, em uma tomada comum, leva de 6 a 8 horas e tem sistema de recuperação de energia durante as frenagens. Para reduzir o peso, a carroceria é feita de plástico e está apoiada em um chassi de alumínio. Acelera de 0 a 50 km/h em 6 segundos e a 80 km/h em 18 s.

[su_slider source=”media: 7356,7355″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW X Coupé Concept – 2001

Este foi apresentado no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, em 2001. Suas características marcantes foram os recortes curvos e contornos arredondados da carroceria em alumínio, que inspiraram o conversível Z4. Outra coisa que chama a atenção no conceito, é a tampa traseira que se abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. É equipado com um motor 3.0 diesel de 181 cavalos e a tração é nas quatro rodas.

[su_slider source=”media: 7358,7357″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW H2R – 2002

Além de um visual que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos poluentes. Ele foi desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia, EUA e é equipado com um motor de 12 cilindros em V de 6,0 litros de cilindrada, herdado de um sedã 760i, convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina. Com carroceria feita em fibra de carbono para reduzir o peso e os 232 cavalos de potência do V12, o H2R acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos. O carro bateu nove recordes de velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de Miramas, na França. Sua velocidade máxima foi de 301,95 km/h.

[su_slider source=”media: 7359,7360″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW Concept Coupé Mille Miglia – 2006

Foi feito para comemorar a vitória alcançada pelo modelo 328 Mille Miglia Touring Coupe na edição de 1940 da famosa corrida italiana de longa duração, a Mille Miglia. Apesar da aparência vintage, o protótipo tem carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e um motor de seis cilindros em linha de 3,2 litros e 343 cavalos de potência, herdado de um conversível Z4.

[su_slider source=”media: 7361,7362″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW GINA Light Visionary Model – 2008

Projetado pelo designer Christopher Bangle, este carro conceito revolucionário é, no mínimo, inusitado. Em vez de metal ou qualquer outro material rígido, sua carroceria foi feita em tecido. Por conta disso, o GINA (sigla em inglês de “Geometry and Functions in “N” Adaptions” ou geometria e funções para inúmeras adaptações), é capaz de mudar de forma de acordo com os gostos e necessidades do motorista. Para que isso ocorra, basta acionar um conjunto de motores eletro-hidráulicos que ficam debaixo do pano. O chassi do modelo é composto por cabos de alta resistência e tiras de fibra de carbono. Outro detalhe interessante são os faróis, que se abrem ao serem acesos e fecham ao se apagarem.

[su_slider source=”media: 7364,7363″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW Vision Efficient Dynamics – 2009

Com linhas ousadas e futuristas, o Vision é um conceito de carro esportivo que reúne todas as inovações voltadas para a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes. E que deu origem ao atual esportivo i8, um híbrido plug-in, lançado em 2014. O protótipo foi mostrado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2009, e é equipado com um sistema híbrido de propulsão que disponibiliza 356 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque. O conjunto tem um motor BMW TwinPower Turbo de três cilindros e 1,5 litro de cilindrada para acionar as rodas dianteiras, além de um motor elétrico capaz de acionar os dois eixos, quando o motor a combustão estiver desligado. O Vision acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

[su_slider source=”media: 7365,7366″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW 328 Hommage – 2011

Este é um dos representantes da chamada série Hommage, uma forma que a BMW encontrou para homenagear modelos consagrados do passado, com a aparência inspirada nos modelos originais. Entre os principais representantes desta família estão o 328 Hommage, de 2011, uma reinterpretação moderna do famoso roadster 328, um dos mais célebres BMW e precursor da famosa grade em “duplo rim”, característica de todos os modelos da marca até hoje.

[su_slider source=”media: 7367,7368″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

BMW Vision Next 100 – 2016

Este foi criado para comemorar o centenário da marca, trazendo para a realidade o que a BMW acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com o de um sedã. Sua característica principal é ser altamente personalizável para atender às necessidades de quem está ao volante. As interações entre o automóvel e o condutor são geridas por um sistema batizado de “geometria viva”. Os modos Boost (propulsão) e Easy (facilidade), oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que seu interior pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

[su_slider source=”media: 7371,7369,7373,7370,7372″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

Fotos: divulgação BMW

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ver comentários (3)

Postagem Relacionada