BMW, chame M2 para correr

BMW, chame M2 para correr

BMW M2 (4)

Quem curte automóvel sabe que, quando se cruza com um BMW com uma plaquetinha com a letra “M” precedida por três faixas, uma azul claro, uma azul escuro e outra vermelha, é sinal de muita esportividade. É que esse é o símbolo da Motorsport, a divisão esportiva da BMW encarregada de incrementar ainda mais o desempenho dos automóveis da marca, tornando-os verdadeiros mísseis terrestres.

A mais recente novidade que chegou este mês ao Brasil é o BMW M2 Coupé. Claro, se um BMW já é caro, um desses é mais ainda. A novidade não vai sair por menos de R$ 379.950! Agora, se você tiver esse dinheiro todo, de uma coisa você pode ter certeza: vai ter um carro que é emoção pura para você curtir nos “tracks days” em circuitos fechados que andam se espalhando por todo o Brasil.

Para começar, ele vem equipado com um motor de seis cilindros em linha TwinPower Turbo, que entrega ao freguês nada menos do que 370 cavalos de potência a 6.500 rpm, capazes de fazer acelerar o pequeno cupê de 0 a 100 km/h em parcos 4,3 segundos! Além disso, a suspensão, tanto a dianteira quanto a traseira, é toda em alumínio mais leve que a original, a distribuição de peso é de exatos 50% em cada eixo, a tração é nas rodas traseiras e os freios param uma locomotiva.

Para garantir uma dinâmica de condução bem esportiva, o BMW M2 tem direção Servotronic desenvolvida pela Motorsport, que se ajusta à velocidade e minimiza o esforço do motorista/piloto em manobras ou estradas sinuosas. Vem, ainda, equipado com diferencial traseiro Active que controla eletronicamente a tração e a estabilidade da direção ao mudar de faixa na pista ou acelerar em saídas de curva. O controle eletrônico de estabilidade é do tipo permissivo, só atuando em casos extremos. Se o motorista for competente, pode ser desligado.

O câmbio é um automatizado de dupla embreagem com sete marchas, equipado com sistema Drivelogic, permitindo trocas mais rápidas praticamente sem interrupção do fluxo de potência, além do controle de tração que garante arrancadas com o máximo de aceleração, sem patinar as rodas.

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Tudo isso é coberto por uma carroceria também customizada pela Motorsport, principalmente com defletores aerodinâmicos para segurar a fera na pista sem sustos. As entradas de ar são maiores para garantir a refrigeração necessária ao motor. Os para-lamas também são mais largos para cobrirem as rodas de aro 19 polegadas e, para complementar o figurino “competição”, o escapamento tem duas saídas duplas.

Apesar dessa esportividade toda, o acabamento é no mesmo nível dos outros BMW. Os painéis das portas e o console central são revestidos em Alcântara, além de terem partes em fibra de carbono. Os bancos possuem abas laterais para segurar melhor o corpo em curvas, enquanto o volante e a alavanca de câmbio têm um design bem esportivo. Para quem gosta de curtir um bom som, o BMW M2 vem equipado com um conjunto da Harman Kardon, com 12 alto falantes, dois subwoofers e um amplificador de 360 W no porta-malas. Possui o sistema BMW ConnectedDrive que, entre outras funções, tem um aplicativo GoPro, que permite aos passageiros controlarem a câmera e gravarem as imagens. Tem, ainda, o BMW M Laptimer, que possibilita comparar os tempos das voltas em circuitos fechados e analisar o desempenho na pista, monitorando dados de aceleração, frenagem, ângulo de curva e força G. O sistema multimídia tem GPS, serviço de concierge e chamada de emergência inteligente, em caso de acidente.

Logicamente, a segurança não foi deixada de lado. O M2 vem com faróis de xenônio com facho alto adaptativo, airbags duplos dianteiros, laterais e de cortina na frente e atrás, além dos controles de tração e estabilidade eletrônicos. São quatro cores disponíveis: branco alpino, preto safira, cinza mineral e azul long beach.

Vai comprar um? Então, vai um conselho: nas ruas e estradas dirija como se estivesse em um carro comum. Acredite, ele é capaz de fazer isso também. Agora, se você quiser aproveitar tudo que ele pode te dar, vá para uma pista!

 

Fotos: divulgação BMW

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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