Nunca escondi meu fascínio pelo Audi RS3 Sedan. Para mim foi um dos carros mais legais que eu já testei e só fica atrás do BMW M2. E olha que já guiei praticamente todos os modelos maiores com a chancela RS, assim como M e AMG. Mas o fato de ser compacto e extremamente potente é o que faz desse carro um absurdo de se dirigir.
Recentemente a Audi apresentou as derivações RS da nova geração do A3. A dupla (hatch e sedã) manteve os mesmos 400 cv do motor 2.5 cinco cilindros, combinado com a boa transmissão de dupla embreagem e sete marchas e a mágica tração integral Quattro.
Visualmente o carro passou por leves ajustes, mas ganhou muito da “cintura para baixo”. Isto é, ele evoluiu drasticamente na suspensão, freios e pneus. E o resultado foi atestado na pista.
A Audi levou o RS3 Sedan para Nurburgring Nordschleife, o lendário traçado de 22 quilômetros conhecido carinhosamente como Inferno Verde. E lá, ele cravou 7m40s748. Pode parecer pouco diante dos 6m38s do Porsche 911 GT2 RS, mas trata-se de um recorde para o segmento de compactos.
Colegas do RS3
Para se ter uma ideia, supercarros como Bugatti Veyron e Mercedes SLR McLaren fizeram o mesmo tempo do RS3. A diferença é que são bólidos caríssimos e com tecnologia que é ficção para o pequeno sedã das quatro argolas.
Assim, podemos dizer que qualquer carro que ande abaixo dos 8 minutos no Inferno Verde merece aplausos. “Quando começamos o desenvolvimento, não sabíamos a rapidez com que nosso carro esportivo compacto chegaria a Nordschleife. Mas ao longo dos testes de resistência, determinamos que poderíamos alcançar tempos muito bons e estabelecer um novo recorde”, observa o Líder do Projeto Técnico da Audi RS3, Marvin Schwätter
Para o feito, a Audi utilizou pneus semi-slick Pirelli P Zero “Trofeo R”, bem mais grudento que o P Zero “básico” oferecido de série. Certamente os “sapatos” contribuíram para uma melhor performance do RS3 Sedan, mas não foram os fatores primordiais para o feito.
Esse carro é o carro.
Foto: Audi/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50