Audi RS Q3 Sportback

O mercado de utilitários-esportivos vem se reinventando todos os anos. Afinal, é preciso trazer novidades para o nicho mais popular do mercado. E um nicho que tem se expandido é o dos SUV’s cupê. O BMW X6 foi o pioneiro do segmento. Na época chegou a ser criticado pelo desenho arrojado. Muitos alegavam que um consumidor de SUV não iria querer tal desenho. Ledo engano, o X6 é um sucesso e gerou frutos como X4 e X2. A Mercedes entrou na onda com GLE Coupe e GLC Coupe e recentemente a Audi aderiu ao conceito com o Q8 e com o compacto Q3 Sportback. E ele acabou de passar por processo fortalecimento pela Audi Sport.
A mais recente criação da divisão é o RS Q3 Sportback. Trata-se da versão apimentada da nova opção de carroceria do utilitário-esportivo (SUV) compacto, que adotou estilo cupê para disputar terreno com modelos como BMW X2 e Mercedes GLA.

Ele estreia junto com a segunda geração do RS Q3, que teve a potência do motor turbo 2.5 elevada de 367 cv para 400 cv e torque assombroso de 48 mkgf. Esse motor é o mesmo que equipa o RS3 Sedan, que avaliamos no nosso Canal em junho deste ano.

São números que permitem que o jipinho acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinja velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Se o comprador achar pouco, pode solicitar um pacote de opcionais que permite remapear a central eletrônica e elevar a máxima para 280 km/h.

Como era de se esperar, o jipinho conta com transmissão S Tronic de sete velocidades e tração integral Quattro. A suspensão conta com acerto esportivo, 10 mm mais baixa que a das versões “convencionais” de Q3 e Q3 Sportback.

Muito chão

Ela ainda faz uso do sistema Dynamic Chassis Control (DCC). Trata-se de um módulo eletroidráulico que controla o fluxo de óleo nos amortecedores de forma independente. Assim, ele é capaz de manter a carroceria estável em curvas de velocidade elevada e até mesmo em manobras evasivas.

Se não bastasse, o sistema de controle de condução passa a contar com seis modos: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency, sem falar nos novos RS1 e RS2, que além de disponibilizar todo o vigor do trem de força, deixam os assistentes de condução em segundo plano.

E para completar o conjunto, o SUV envenenado ainda conta com rodas aro 20, mas se o amigo achar que são muito modestas, há opção de aro 21, mediante um sutil acréscimo aos 65 mil euros (R$295 mil) do modelo, no mercado Europeu.

Audi RS Q3 Sportback no Brasil

Por aqui a chegada do RS Q3 Sportback deverá ocorrer em algum momento, mas primeiro a Audi deverá definir o lançamento do novo Q3, no primeiro semestre de 2020, e posteriormente as versões RS.


Fotos: NetCarShow.com

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada