SUV de competição foi completamente atualizado para o Rally Marrocos 2022 e Dakar 2023. Audi RS Q e-tron E2 tem 391 cv
A Audi revelou nesta semana RS Q e-tron E2, que recebeu uma atualização para disputar o Rally Dakar 2023 e o Marrocos 2022. O modelo de competição é produzido na planta de Neuburg, no Sul da Alemanha – mesma fábrica onde serão produzidos os motores utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026.
O nome do utilitário carrega uma série de códigos: RS representa a linha mais esportiva da Audi, enquanto o “Q” é utilizado para os SUVs e o “e-tron” para os elétricos. Por fim, o E2 é uma homenagem ao Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no rally dos anos 1980.
O RS Q e-tron E2 é um produto completamente novo, sem qualquer parte da carroceria do interior. Segundo a Audi, a largura interna da cabine foi ampliada graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo. O novo design também favoreceu o centro de gravidade do veículo e reduziu o arrasto aerodinâmico geral em cerca de 15%.
O SUV de competição tem velocidade máxima limitada a 170 km/h segue inalterada. A transmissão elétrica é formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna, 2.0 turbo, e um gerador, assim como uma bateria de alta tensão e os dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. A potência total é de 391 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 s. O RS Q e-tron E2 tem 4,67 m de comprimento, 2.30m de largura e 1,95 de altura.
A marca ainda mudou o cockpit, mantendo apenas as posições do console central e do painel de controle. O restante é completamente novo, com objetivo de ser mais simples de operar. O bólido tem até modos de operação, que podem ser selecionados por uma chave rotativa.
No tema “Palco” há todas as funções importantes para uma condução competitiva, como o limitador de velocidade em trechos com limites de velocidade ou o macaco pneumático. Já a função “Estrada” possui, por exemplo, as setas e a câmera de ré, funções que muitas vezes são solicitadas nos estágios de ligação. O modo “Erro” é utilizada para detectar, categorizar e catalogar erros. Por fim, a seção “Configurações” inclui tudo o que é útil para a equipe de engenharia durante os testes ou após o carro chegar ao acampamento, por exemplo, temperaturas detalhadas de sistemas individuais.
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O carro será conduzido pelas duplas Mattias Ekström/Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger e Carlos Sainz (pai)/Lucas Cruz. Entre os dias 1º e 6 de outubro, o modelo será colocado à prova pela primeira vez em uma competição no Rally do Marrocos. Todas as três duplas de pilotos da Audi disputarão o rali do deserto que começa e termina em Agadir, no sudoeste do país africano.