A Audi quer começar bem o ano e está lançando – e já colocou à venda – o novo Audi A3 Sedan com motor 1.4 turbo flex. Ele vem com novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques, que o deixaram com um visual mais esportivo e inspirado no Audi A4. Mudanças também por dentro, com novo volante, difusores de ar, botões de acesso ao sistema MMI no console central, duas entradas USB e, agora, todas as luzes internas são em LED. Pena que o câmbio continua o mais antigo Tiptronic, no lugar do moderno de dupla embreagem, e a suspensão traseira é do tipo semi-independente, no lugar da independente. Segundo o fabricante modificações mais indicadas para as condições brasileiras.
Outra novidade está na estrutura dos menus do sistema MMI, que está com o mesmo visual do TT, A4 e Q7. Além disso, o sistema de comandos por voz foi aprimorado para entender frases de linguagem cotidiana e celulares com sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo. Outra novidade é o desenho das rodas com cinco raios.
As versões Attraction e Ambiente são equipadas com o motor 1.4 turbo FSI Flex com injeção direta, sistema que permite a eliminação do tanque auxiliar de partida a frio com etanol. Produzido no Brasil, fornece 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque disponível a apenas 1.500 rpm, favorecendo um bom desempenho em baixas rotações. Os valores de potência e torque, segundo o fabricante, são iguais tanto com gasolina como com etanol. O câmbio é o automático Tiptronic de seis velocidades, que permite trocas de marchas manuais na alavanca seletora ou nas aletas atrás do volante. Com esse conjunto, o A3 Sedan faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega aos 215 km/h de velocidade máxima.
Para garantir uma maior leveza da carroceria, ela é construída com 26% de aço de alta resistência, além de ter o capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira em alumínio. O para-brisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas. Os espelhos externos foram também projetados visando a redução do nível de ruído interno. A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V, enquanto que a traseira continua a mais antiga, semi-independente com braços longitudinais e molas helicoidais.
O A3 Sedan continua sendo oferecido em duas versões, Attraction e Ambiente, mas trazem uma maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas nos quesitos conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Os controles eletrônicos de tração e estabilidade são de série em todas as versões.
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A versão de entrada Attraction, traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. Traz, ainda, sistema start-stop do motor, freio de estacionamento com acionamento elétrico e rodas de alumínio com 16 polegadas.
A versão intermediária Ambiente soma, aos itens de série do Attraction, sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17. Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico Open Sky, e o pacote Ambiente Plus, que traz controle automático de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função anti-ofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
PREÇOS:
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex Attraction: a partir de R$ 115.190,00
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: a partir de R$ 124.190,00
FICHA TÉCNICA:
Audi A3 Sedan Attraction
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv (*) entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 25,5 kgfm (*) entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: automática, tipo Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” – 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
(*) Tanto com gasolina como com etanol
Audi A3 Sedan Ambiente
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv (*) entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 25,5 (*) entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: automática, tipo Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” – 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
(*) Tanto com gasolina como com etanol
Fotos: divulgação Audi
Ver comentários (4)
Uma pergunta.
Qual a vantagem e desvantagem de se colocar turbo em um motor aspirado ano 2003?
Caro Eder
Ao colocar um turbo em um motor aspirado normal, você irá ganhar potência e torque, o que vai melhorar sensívelmente o desempenho. Porém, o consumo irá aumentar e, como já é um motor usado, o risco de quebra é muito grande, já que ele não foi projetado para ter turbo e está bem rodado.
Um abraço
Muitos bom todos seus vídeos..
boa tarde .. não sei se pode me ajudar ? Estou trocando de carro sempre tive Corolla .. estou querendo sair da Toyota isso se eu achar uma grande vantagem né .
Estou olhando Audi ,BMW ,Novo Honda civic, volvo, Sw4 ano 13/14 ou Hilux Srv 15/16 dissel e o novo Compass .. o que pode me ajudar quero um carro de 130.000 mil a 150 mil no máximo .. obrigado 😊
Caro Erick
Acho que, primeiro, você tem que decidir que tipo de carro quer, se é um sedã ou um SUV. Nessa faixa de preço que você indicou dá para comprar qualquer um desses que você relacionou...
Um abraço