Alpine A110 E-eternité: esportivo elétrico no GP da França

Marca aproveita o GP da França de Fórmula 1 para revelar seu inédito esportivo elétrico. A110 E-ternité é mais lento que versão à combustão

 

O Renault Group aproveita o Grande Prêmio da França de 2022 para lançar uma novidade eletrizante. Trata-se do novo Alpine A110 E-ternité, um protótipo repleto de inovações com a assinatura marca francesa de performance. O modelo será referência para um produto dessa tecnologia que chegará ao mercado, ainda sem data definida.

O A110 é a adaptação de um clássico dos anos 1960 aos tempos atuais, uma pegada retrô que sempre faz sucesso. Com a atenção com os elétricos cada vez maior, é natural que a Alpine trabalhasse numa versão zero emissão de poluentes do esportivo.

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No projeto para esse protótipo, a empresa-mãe sugeriu um equilíbrio entre performance e economia, aproveitando o know-how de tecnologias já usadas pelo grupo. No Brasil, por exemplo, a Renault já oferece o Kwid, Zoe e Kangoo 100 % elétricos.

Veja o que o Emilio achou do Kwid elétrico:

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Com isso, o novo A110 E-ternité utiliza materiais que  aliam performance e sustentabilidade. Também foi pensada numa multimídia com sistema operacional Android / Google e sistema de áudio com tecnologia de ponta. Além disso, foi optada a escolha pela carroceria conversível, como forma de criar uma experiência diferente com um carro sem ruído.

A110 E-eternité: elétrica

Os módulos de baterias são idênticos aos de Mégane E-Tech 100% elétrico e pesam 392 kg. Com ajustes na estrutura, a Apline conseguiu reduzir um pouco, mas mesmo assim é  258 kg mais pesado que o original. A parte de transmissão teve um desenvolvimento exclusivo.

Junto com o fornecedor de transmissões da Alpine, foi estudada internamente uma transmissão na versão com dupla embreagem (DCT) e controle eletrônico semelhante à do A110 com motor térmico, mas com embreagens dimensionadas para atingir um torque mais alto. A solução com dupla embreagem permite não ter quebra de torque, sendo ao mesmo tempo leve e compacta.

Como resultado final, um motor de 178 kW (242 cv), superior em potência ao A110 térmico, mas com torque inferior (300 x 340 Nm). Com isso, o A110 elétrico acaba sendo mais lento que o A110 à combustão no 0 a 100 km/h: 4,5s no protótipo contra 4,2s na versão mais nervosa do motor térmico.

Ficha técnica A110 térmico x A110 elétrico

ALPINE A110 – TÉRMICO A110 E-TERNITÉ
PERFORMANCES
Torque máximo 320 / 340 Nm 300 Nm
Potência máxima 215 / 221 kW 178 kW
0 a 100 km/h 4,4 s / 4,2 s 4,5 s
Velocidade máxima 260 / 280 km/h 250 km/h
1.000 m DA 22,8 / 22,4 s 23,7 s
PESO
Peso total 1.120 kg 1.378 kg (meta 1.320 kg)
Distribuição frente / traseira 43 / 57 42 / 58
AUTONOMIA (60 kW/h)
WLTP 550 420

(BCB LR/ 470)

Motor térmico / elétrico: MR18 215 kW / 320 Nm 6AM 178kW / 300Nm
Transmissão DCT 7 Getrag DW30 Alpine DCT 2
Relação de transmissão 7 2
Rodas Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18 Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18
Pneus Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18 Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18
Suspensão dianteira Duplo A C/O A110 ICE
Suspensão traseira Duplo A C/O A110 ICE – braço inferior reforçado
Molas Frente: 47 N/mm / Traseira: 90 N/mm Frente: 50 N/mm / Traseira: 130 N/mm
Barra estabilizadora Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29,8 daN.m/° Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29 daN.m/°
Amortecedores Mando Ohlins
E/E T4VS T4VS / interface Alpine / SWEET 200
Bateria SO 60 kWh / 200 kW
MVODM 1.120 kg 1.378 kg
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