Marca aproveita o GP da França de Fórmula 1 para revelar seu inédito esportivo elétrico. A110 E-ternité é mais lento que versão à combustão
O Renault Group aproveita o Grande Prêmio da França de 2022 para lançar uma novidade eletrizante. Trata-se do novo Alpine A110 E-ternité, um protótipo repleto de inovações com a assinatura marca francesa de performance. O modelo será referência para um produto dessa tecnologia que chegará ao mercado, ainda sem data definida.
O A110 é a adaptação de um clássico dos anos 1960 aos tempos atuais, uma pegada retrô que sempre faz sucesso. Com a atenção com os elétricos cada vez maior, é natural que a Alpine trabalhasse numa versão zero emissão de poluentes do esportivo.
No projeto para esse protótipo, a empresa-mãe sugeriu um equilíbrio entre performance e economia, aproveitando o know-how de tecnologias já usadas pelo grupo. No Brasil, por exemplo, a Renault já oferece o Kwid, Zoe e Kangoo 100 % elétricos.
Veja o que o Emilio achou do Kwid elétrico:
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Com isso, o novo A110 E-ternité utiliza materiais que aliam performance e sustentabilidade. Também foi pensada numa multimídia com sistema operacional Android / Google e sistema de áudio com tecnologia de ponta. Além disso, foi optada a escolha pela carroceria conversível, como forma de criar uma experiência diferente com um carro sem ruído.
A110 E-eternité: elétrica
Os módulos de baterias são idênticos aos de Mégane E-Tech 100% elétrico e pesam 392 kg. Com ajustes na estrutura, a Apline conseguiu reduzir um pouco, mas mesmo assim é 258 kg mais pesado que o original. A parte de transmissão teve um desenvolvimento exclusivo.
Junto com o fornecedor de transmissões da Alpine, foi estudada internamente uma transmissão na versão com dupla embreagem (DCT) e controle eletrônico semelhante à do A110 com motor térmico, mas com embreagens dimensionadas para atingir um torque mais alto. A solução com dupla embreagem permite não ter quebra de torque, sendo ao mesmo tempo leve e compacta.
Como resultado final, um motor de 178 kW (242 cv), superior em potência ao A110 térmico, mas com torque inferior (300 x 340 Nm). Com isso, o A110 elétrico acaba sendo mais lento que o A110 à combustão no 0 a 100 km/h: 4,5s no protótipo contra 4,2s na versão mais nervosa do motor térmico.
Ficha técnica A110 térmico x A110 elétrico
ALPINE A110 – TÉRMICO | A110 E-TERNITÉ | |
PERFORMANCES | ||
Torque máximo | 320 / 340 Nm | 300 Nm |
Potência máxima | 215 / 221 kW | 178 kW |
0 a 100 km/h | 4,4 s / 4,2 s | 4,5 s |
Velocidade máxima | 260 / 280 km/h | 250 km/h |
1.000 m DA | 22,8 / 22,4 s | 23,7 s |
PESO | ||
Peso total | 1.120 kg | 1.378 kg (meta 1.320 kg) |
Distribuição frente / traseira | 43 / 57 | 42 / 58 |
AUTONOMIA (60 kW/h) | ||
WLTP | 550 | 420 (BCB LR/ 470) |
Motor térmico / elétrico: | MR18 215 kW / 320 Nm | 6AM 178kW / 300Nm |
Transmissão | DCT 7 Getrag DW30 | Alpine DCT 2 |
Relação de transmissão | 7 | 2 |
Rodas | Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18 | Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18 |
Pneus | Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18 | Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18 |
Suspensão dianteira | Duplo A | C/O A110 ICE |
Suspensão traseira | Duplo A | C/O A110 ICE – braço inferior reforçado |
Molas | Frente: 47 N/mm / Traseira: 90 N/mm | Frente: 50 N/mm / Traseira: 130 N/mm |
Barra estabilizadora | Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29,8 daN.m/° | Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29 daN.m/° |
Amortecedores | Mando | Ohlins |
E/E | T4VS | T4VS / interface Alpine / SWEET 200 |
Bateria | SO | 60 kWh / 200 kW |
MVODM | 1.120 kg | 1.378 kg |