Agora foi a vez de testar o Kicks Sense 2022

“Se tem um SUV compacto que anda chamando a atenção, é o novo Nissan Kicks 2022, que você conheceu no vídeo que fizemos no lançamento. Mas como o mar não está pra peixe, hoje resolvemos fazer o teste com a versão de entrada Kicks Sense 1.6, mas com câmbio automático, que muitos desejam.

Vamos ver qual é a dele”:

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Informações Técnicas:

Ficha técnica de todas as versões do Nissan Kicks 2022

Lista de equipamentos de todas as versões do Nissan Kicks 2022

 

“Não é novidade pra ninguém que o preço dos carros anda pela hora da morte. Por isso, pra quem não tem uma conta abastada, é preciso partir para uma versão que ofereça uma boa relação custo/benefício. Ou seja, ter aqueles equipamentos que desejamos, com um preço condizente. E eu acho que esta versão Sense 1.6 com câmbio automático tipo CVT, se enquadra nisso.

Externamente a versão Sense CVT ganhou as mesmas novidades da linha. Na frente nova grade, para-choque, faróis em LED e luzes de condução diurna. Detalhes que o deixaram com uma cara mais ‘parruda’. Atrás as alterações foram modestas. Tem novo para-choque e as mesmas lanternas de antes, porém agora em LED e interligadas por uma faixa como se fosse uma só. E nova antena, tipo tubarão.

Porem foram modificações pontuais, que o diferenciam bem da versão anterior. Claro que, por ser uma versão mais em conta, o interior é mais simples. Mas isso não quer dizer que seja simplório. Bem feito e com materiais de qualidade, passa uma boa sensação. Eu, por exemplo, gosto desse interior todo preto com os bons bancos revestidos em tecido e costura branca. E se as partes em plástico predominam, elas têm um bom aspecto e os apoios de braço nas portas são forrados em tecido. E o teto em cinza claro, ajuda a dar uma sensação de maior amplitude.

O quadro de instrumentos é do tipo analógico, o que também me agrada por ser intuitivo e fácil de ler. E também tem um computador de bordo bem completo no centro. Só na central multimídia de 7 polegadas, com espelhamento de celular, é que tenho críticas. Tem um bom funcionamento, mas peca por ter apenas uma porta USB no painel, o que deixa o fio dependurado. E pra quem vai atrás, só uma tomada 12 Volts. Poderia, ao menos, ter mais uma porta USB.

E, quando o assunto são mordomias, até que traz algumas, olha aí. Câmera de ré; sensor crepuscular; sensores traseiros de estacionamento; e, claro, direção elétrica e ar-condicionado que, porém, não tem saídas para a galera da segunda fila. Uma pena. Outro detalhe a favor, é que além dos itens obrigatórios de segurança, como cintos; apoios de cabeça; Isofix; controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, vem com seis airbags de série.

E quando o assunto é espaço, se não é a oitava maravilha do mundo, também não dá pano pra manga. Acomoda bem cinco adultos e só quem vai ao meio no banco traseiro sofre um pouco com o túnel e o ressalto do banco. E o porta-malas, com 432 litros de capacidade, é bom.

Já o motor, continua o velho conhecido. Quer dizer, é o mesmo 1.6 flex que equipava o March e que ganhou um pouco mais de potência e torque no Kicks, indo pra 114 cavalos e 15,5 quilos de torque com ambos os combustíveis. É confiável, mas não é dos mais espertos do mercado e está acoplado a uma caixa de câmbio automático do tipo CVT, de variação contínua, com seis posições definidas simulando marchas. Tudo bem, o Kicks Sense é leve. Mas, mesmo assim, o motor deveria entregar um pouco mais de potência e torque para permitir um desempenho melhor.

Desempenho (gasolina/etanol)

0 a 100 km/h                11,8 s

Vel. máxima           175 km/h

Na cidade, até que ele se sai bem. Mas, na estrada as retomadas são lentas, principalmente carregado. Parte da culpa pode ser atribuída ao câmbio CVT, de variação continua, que demora para reduzir. Existe o recurso do modo Sport, que deixa esticar mais as marchas e melhora um pouquinho o desempenho. E também a posição Low, que faz a caixa trabalhar nas relações mais curtas, para ser usada em subidas mais fortes. Mas trocas sequenciais na alavanca ou atrás do volante, seriam bem-vindas para reduções mais rápidas.

E aqui entre nós, eu também acho que o consumo poderia ser melhor. O resultado é até razoável, com média em nosso circuito padrão cidade/estrada de 8,9 km/l de etanol e 12,4 km/l de gasolina. Mas pelo fato de o Kicks ser leve e ter um motor 1.6 com pouca potência, deveria gastar menos, além de ter um tanque de combustível maior, pois com apenas 41 litros de capacidade, a autonomia é pequena. E se tivesse um sistema stop/start também ajudaria a diminuir o consumo, especialmente na cidade. Agora quando o assunto é conforto ao rodar, o Kicks 2022 surpreende. Para a linha 2022, a engenharia da Nissan fez um novo acerto na suspensão. Além de novos pontos de ancoragem da suspensão traseira, no geral ficou um pouco mais firme e ganhou pneus com um composto de maior aderência, melhorando estabilidade e frenagens. E, ao contrário do que se pode imaginar com essas modificações, e com a ajuda de um para-brisa mais grosso, o Kicks roda silencioso mesmo em pisos irregulares.

Resumindo, melhorou o comportamento dinâmico e o prazer ao dirigir. Detalhes que tem a colaboração da direção elétrica precisa e com peso correto em qualquer situação, além de freios, que apesar de serem a disco só nas rodas da frente, são eficientes.

Enfim, o Nissan Kicks evoluiu e agrada em vários aspectos, embora continue devendo um desempenho melhor. E para quem não está muito preocupado com isso, a versão Sense 1.6 CVT entrega o que se espera de um carro atual e com uma relação custo/benefício interessante. Tchau, até a próxima”.

 

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Notas do Emilio para o Kicks Sense

 

Desempenho             6

Consumo                8

Segurança              9

Estabilidade           8

Acabamento             8

Espaço interno         8

Porta-malas            8

Custo/benefício        8

 

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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