Recentemente a Jeep apresentou a nova geração do do Grand Cherokee, que estreava versão alongada com capacidade para três fileiras de bancos. Para quase todo mundo seria a versão definitiva do conceito Grand Wagoneer, revelado no segundo semestre de 2020. Mas não foi. A Jeep acaba de lançar o Wagoneer e o Grand Wagoneer para assumirem os postos mais altos entre os SUVs da marca das sete grelhas.
O nome Wagoneer volta ao mercado após 30 anos. Definidor do conceito de utilitário-esportivo que conhecemos, o SUV chegou ao mercado em 1963 e manteve sua carroceria inalterada até sair de linha. Agora ele retorna com visual moderno, mas com elementos tradicionais como apliques em madeira, que é cafona, mas que norte-americano adora.
O jipão pode ser oferecido com duas versões de carroceria, com entreeixos mais curto e outro mais longo. Sua missão é ser o Jeep de luxo para disputar mercado num segmento que conta com Cadillac Escalade, Lincoln Navigator, assim como concorrentes alemães como BMW X7 e Mercedes-Benz GLS.
A dupla permite diferentes configurações de interior, com opção de poltronas individuais. Assim a versão topo de linha pode levar sete ocupantes com o máximo de conforto. Para se ter uma ideia, no fundão vão até três passageiros. Eles têm direito a saídas de ar-condicionado nas laterais, recurso que nem sempre é oferecido em carros com terceira fileira.
Sem botões
O novo Wagoneer, assim como sua derivação Grand Wagoneer, é um carro que chegou para mostrar que a Jeep também é carro de rico. Por dentro, além dos apliques de madeira e couro para todos os lados, os jipões também oferecem um monte de telas.
Além do quadro de instrumentos digital, o painel conta com o multimídia, assim como uma terceira tela para controle do ar-condicionado e um quarto visor de frente ao banco do carona.
Na segunda fileira ainda é possível instalar telas individuais para cada poltrona, assim como uma tela exclusiva para gerenciar o ar-condicionado da fileira. Entre as comodidades dos jipões há câmera de visão noturna, que é projetada no quadro de instrumentos.
Motores do Wagoneer
Para carros tão grandes é preciso motores grandes. O Wagoneer é equipado com o conhecido motor Hemi 5.7 de 392 cv e 55 kgfm. No entanto, ele ganhou suporte de sistema híbrido leve de 48V que auxilia na eficiência.
Já o Grand Wagoneer conta com Hemi de maior deslocamento. O V8 de 6.4 entrega 471 cv e 63 quilos de torque. Segundo a Jeep, o suficiente para esse colosso acelerar de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos.
Completa o conjunto o jogo de rodas aro 22 e o sistema de suspensão a ar, que pode alterar a altura livre em 10 cm. Serve tanto para auxiliar a atravessar terrenos acidentados, como para ajudar no embarque e desembarque.
Fotos: Jeep/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
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