O segredo do design está na simplicidade. Veja um Porsche 911, uma garrafa de Coca-Cola ou o tênis All-Star. São atemporais devido à simplicidade genial de suas formas, como uma obra de Niemeyer e parece que a Hyundai resolveu trilhar esse caminho com o Prophecy Concept.
Depois de um pacote de carros horrorosos, em que se inclui o novo HB20, a marca sul-coreana revelou um conceito de formas simples e fluidas, que ditará o caminho dos seus futuros modelos elétricos. É o que explica o chefe do Hyundai Global Design Center, SangYup Lee. “Demos vida a mais um ícone que estabelece um novo padrão para o segmento EV, além de levar a visão de design da Hyundai a horizontes ainda mais amplos. Com o futurismo otimista, nosso objetivo é estabelecer uma conexão emocional entre humanos e automóveis”, explica o executivo.
Se olharmos bem o Prophecy, o conceito remete ao padrão de design que surgiu no final dos anos 1980 em conceitos arredondados, como BMW Nazca, Ford Mustang Mach III, Ferrari Mythos. Esses carros serviram de inspiração para modelos como a geração E39 do Série 5, assim como Ford Taurus (de terceira geração) e até mesmo a Ferrari F50.
Todo preto, o Prophecy se projeta como uma mancha. Apenas os faróis são bem definidos, assim como as rodas e frisos nas laterais. Com luz projetada é possível enxergar os vincos e suas curvas. Para não macular suas formas, o aerofólio em material acrílico é transparente. Quando se consegue visualizar as linhas do conceito, logo se enxerga elementos dos primeiros Mercedes CLS e Audi TT, que foram concebidos na fase arredondada da indústria do automóvel. E, claro, a cadência da traseira só falta dizer: “me chama de Porsche”. Segundo a marca as formas garantem um excelente coeficiente aerodinâmico, que é um fator de desenvolvimento fundamental num automóvel elétrico. Afinal, quanto menor for a resistência do ar, maior será o esforço para deslocar o carro. Em outras palavras, corresponde a aumento da autonomia.
Videogame – o interior do Prophecy
Por dentro o Prophecy é como todo carro conceito, repleto de revoluções. Ele abandona o volante em função de um joystick e os pedais dão lugar a duas placas, como se fossem os botões de controle de videogame. Tudo isso garante mais espaço para os ocupantes e também para quem viaja no assento do motorista, afinal o modelo também conta com condução autônoma. O painel conta com uma tela que segue de porta a porta. Nela são projetadas diferentes informações e o motorista tem uma segunda tela em que são exibidos dados da viagem. Entrar e sair o Prophecy não é problema: as portas traseiras são suicidas e não há coluna central. Como foi dito, seu interior segue a cartilha de qualquer carro conceito.
Agora resta saber se a profecia irá se concretizar.
Fotos: divulgação
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50