Lançada recentemente no mercado norte-americano (no último mês de junho), a Maverick oferece as mais modernas soluções construtivas encontradas nos automóveis atuais. E, seguindo o DNA da Raça Forte, onde a Ford se consagra como a pioneira no segmento das picapes, a Maverick dá um verdadeiro show quando o assunto é transportar cargas e ao mesmo tempo pessoas com conforto, silêncio e segurança, sem deixar de lado toda a robustez mecânica de uma picape da marca americana.
Considerada por alguns como uma “filha” da consagrada Série F da Ford, não é à toa que seu design remete por completo à lendária F-150, uma das picapes mais vendidas do mundo. E, assim como a irmã maior, requinte e tecnologia são destaques: essa versão Lariat FX4, que deve estrear no Brasil, tem a mesma sofisticação de um utilitário de luxo, oferecendo tudo que há de melhor, como bancos com ajustes elétricos, painel de instrumentos digital, multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque, conjunto óptico em LED e equipamentos com foco na segurança.
A Maverick também divide todo esse requinte e valentia com o SUV Bronco, do qual compartilha a plataforma C2, ou seja, tem todos os méritos do seu irmão SUV médio, que também se consagra como um dos mais famosos do mercado mundial. Com concepção moderna e modular, a base C2 é especialmente preparada para a nova picape da Ford: foram feitos ajustes no tamanho das bitolas e na distância entre-eixos, tudo em prol de uma boa capacidade de transportar os diferentes tipos de cargas. Praticidade é uma das palavras de ordem do novo modelo da Ford que aqui caminha junto com a sofisticação.
Mecânica robusta e tecnológica também faz parte do pacote
Pra começar, falamos do moderníssimo motor EcoBoost de quatro cilindros em linha, 2.0 turbo, presente também no Bronco Sport. A Ford concebeu essa unidade motriz com tudo que há de mais atual no mundo automotivo: todo fundido em alumínio, ele tem cabeçote com quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variáveis na admissão e escape, alimentação feita através de injeção direta de gasolina, taxa de compressão altíssima para melhor rendimento (10:1), além de superalimentação garantida por um turbocompressor com intercooler.
Cheio de aparatos tecnológicos, esse EcoBoost concilia potência, torque desde as baixas rotações, funcionamento suave e, principalmente, baixo consumo de combustível e emissão de poluentes. Pensado para os dias de hoje, o motor da Maverick é também acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades que permite rotações exatas do motor em qualquer situação. Um verdadeiro destaque, show de tecnologia. E, claro, de nada valeria esse excelente trem de força se não houvesse as suspensões independentes nas quatro rodas, que permite boa performance sem que as rodas girem em falso e ajuda a manter a estabilidade nos momentos mais críticos.
A dinâmica exemplar da Ford Maverick fica ainda mais evidente quando lembramos que a tração é integral e permanente nas quatro rodas, com direito a diferencial central eletronicamente comandado, distribuindo o torque de forma automática entre o eixo dianteiro e traseiro. Outra exclusividade são os modos de condução, que permitem ao motorista escolher entre diferentes modos de terreno, onde a eletrônica faz um ajuste refinado dos principais pontos do carro para adaptá-lo à situação. E, claro, além do controle automático de descida, a Maverick conta com freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.
Quando ela chega e em qual segmento deve concorrer
A novidade da Ford chegará no primeiro trimestre de 2022, e será oferecida na versão Lariat FX4, a mais completa da gama, que une luxo e sofisticação em uma picape robusta e resistente com carroceria monobloco. Uma proposta quase que inédita no mercado nacional. Tecnicamente, ela inaugura um segmento pelo seu porte, dimensões e construção com plataforma monobloco, que reúne uma alta resistência estrutural. Realmente, uma picape ímpar e única no mercado nacional.
O conteúdo da Coluna é de inteira responsabilidade do autor.
Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos.
Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP).
Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50