Petrolheads de todo o mundo, uni-vos. Pikes Peak, um dos mais prestigiosos festivais de subida de montanha, começou esta semana. Teremos mais uma oportunidade de ver a “corrida até as nuvens” se desenrolar e nos maravilhar com máquinas espetaculares e pilotos de altíssimo nível entregando performances excepcionais. O evento, que teve início em 1916, está no imaginário dos fãs de automobilismo — especialmente daqueles que passaram horas jogando Gran Turismo 2. A edição de número 97 conta com inúmeras surpresas para os fãs, mas prefiro aqui rememorar alguns momentos icônicos dos eventos anteriores. Separei cinco momentos bacanas que rolaram Pikes Peak para você relembrar e se deliciar. Confira aí a listinha!
1- Michèle Mouton detona Pikes Peak
Michèle Mouton não foi a primeira mulher a ir às nuvens. No entanto, em 1985, a lendária piloto foi responsável por um feito impressionante. Pioneira, Mouton já havia sido a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali. Em Pikes Peak, foi a primeira a vencer o evento. Ela triunfou guiando seu possante da WRC, um Audi S1 Group B. Modificado para o festival, o automóvel ganhou 70 cv, entregando 600 cv. Com uma caixa manual, Mouton enfrentou as 156 curvas com maestria. “Os organizadores fizeram da minha vida um inferno. Era como se fosse a primeira vez que eles estavam vendo um carro de rala ou um veículo turbocharged — até mesmo um europeu, ou uma mulher”, disse a piloto anos depois. Nem os problemas tiraram de Michèle a vitória. Vai, lenda! #RespeitaAsMinas
2- Sébastien Loeb oblitera a corrida até as nuvens
Ah, o Peugeot 208 T16 e Sébastian Loeb: que casamento! Em 2013, os dois destruíram o recorde de Pikes Peak. O tempo? Absurdos 8:13:876. O multicampeão do Campeonato Mundial de Rally atacou as 156 curvas e 20 quilômetros de trajeto numa velocidade média de (pasmem) 145 km/h. Esse é muito brabo!
3- Adieu, recorde do Loeb!
Romain Dumas ganhou uma ferinha de presente da Volkswagen. Em 2018, o I.D. R foi aos céus em absurdos 7:57:148, 15 segundos a menos que o tempo estabelecido por Sébastien Loeb em 2013. Com propulsor que entrega mais de 680 cv, um 0 a 100 km/h em apenas 2,25 segundos e downforce considerável, o modelo é considerado embaixador da linha de elétricos da VW. Não é à toa!
4- A aula de Ari Vatanen
Ari Vatanen era um piloto muito competente e consistente, tendo vencido uma dezena de etapas do Mundial de Rally. No entanto, o finlandês demonstrou mesmo toda sua destreza em Pikes Peak, nos idos de 1988. Sequer descreverei o vídeo. Assista e babe com a pilotagem precisa e com o ronco do motor do Peugeot 405 T16. É de deixar de queixo caído.
5- Ken Block domando um monstro em Pikes Peak
Não adianta: sou fã do Ken Block. O piloto e empresário levou, em 2017, um monstrengo para Pikes Peak. O Ford Trilo Mustang Hoonicorn RTR tem motor que entrega módicos 1.400 cv de potência. “Senti que carro tentou me matar”, afirmou Block à época. Como teve de segurar o ímpeto do bicho, ele não conseguiu bater o recorde que até então era de Loeb. Mesmo assim, a performance é extraordinária.
👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
🚗 SITE: https://www.carroscomcamanzi.com.br
📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
✅ INSCREVA-SE AQUI: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.
Siga-nos nas redes sociais:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi