10 carros que serão lançados ainda em 2022 no Brasil

De SUV esportivo a picape de grande porte, consumidor brasileiro terá surpresas ainda em 2022. Confira os lançamentos aguardados

Thiago Ventura

Faltam menos de três meses para 2023, mas ainda dá tempo para lançamentos de peso no mercado automotivo brasileiro. Em ano marcado por eleições, aumento de preço dos combustíveis e Copa do Mundo em Novembro, a temporada 2022 encerrará com novidades que devem chamar atenção.

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A última leva de lançamentos será dominada por modelos de nicho, sem grande volume como foi o caso do Citroen C3, Volkswagen Polo ou o Fiat Fastback. Além disso, vários modelos híbridos e elétricos ainda chegam em 2022, mirando público seleto e endinheirado. Dessa lista abaixo, pelo menos dois devem conquistar coração de fãs de marcas de grande apelo do público. E claro, você acompanha tudo no Carros com Camanzi!

1. Abarth Pulse

A marca do escorpião vai voltar ao Brasil com uma versão exclusiva do Fiat Pulse. O SUV compacto não levará os logotipos da montadora italiana, mas sim da divisão esportiva que agora pertence à Stellantis. O Abarth Pulse terá grade e para-choques exclusivos em relação ao SUV padrão, mas com linhas antecipadas pelo Fastback.

A cereja do bolo será o esperado casamento do motor 1.3 Turboflex de 185 cavalos e 270 Nm de torque. e a estrutura mais leve do Pulse. O conjunto promete desempenho de tirar o fôlego!

2. Honda Civic híbrido

O Honda Civic é um dos carros mais desejados pelo consumidor brasileiro, numa eterna rivalidade com o Toyota Corolla. Porém, já há alguns anos que o sedã concorrente tem literalmente feito o Civic comer poeira. A Honda tomou uma decisão drástica: encerrou a produção local e tirou o carro de linha.

A nova geração chegará importada em novembro para interromper esse hiato, porém com nova estratégia. A aposta da Honda é colocar o modelo para disputar somente com as versões top de linha. Para isso vai escalar a versão Touring com conjunto híbrido.

3. Ford F-150

Confirmada de maneira oficial em abril deste ano, a Ford F-150 deve finalmente ser lançada no Brasil. O modelo já é realidade em países vizinhos como a Argentina. A picape grande chega para rivalizar como a Ram, que reina sozinha com a 2500 e 3500.

A marca não confirma qual versão será vendida por aqui. Ela exibiu uma unidade da F-150 Lariat num evento agrícola, mas deixou claro que a picape estava lá apenas como figurante e que detalhes da versão definitiva serão divulgados em breve. A aposta é na versão Limited ou Platinum para encarar a Laramie da Ram.

4. Peugeot e-2008 GT

O SUV compacto 2008 já está na linha 2023 no mercado brasileiro, com um visual apenas estilizado, enquanto a nova geração já é realidade na Europa há algum tempo. Porém, a marca do Leão deverá lançar ainda neste ano o e-2008 GT, a versão elétrica do modelo

O SUV será com o design da nova geração e virá importado. Ele conta com conjunto já aplicado no e-208 GT: motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 150 km/h e o conjunto leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.

5. Hyundai Ioniq

Mais uma novidade eletrificada que chega ainda em 2022 é o Hyundai Ioniq. O modelo híbrido será comercializado pela CAOA, após o imblógio com a Hyundai Motor do Brasil. Trata-se de um rival do Toyota Corolla com 4,47 de comprimento e custará na casa dos R$ 220 mil.

O Hyundai Ioniq combina um motor 1.6 somente à gasolina e 105 cavalos com um elétrico de 60 cv. é A potência combinada será de 141 cv e 270 Nm de torque com tração integral.

6. Jeep Grand Cherokee 4xe

A marca americana pretende lançar ainda em 2022 mais um produto eletrificado no Brasil, o Jeep Grand Cherokee 4xe. O SUV de luxo deve ser oferecido na configuração de motor 2.0 turbo a gasolina com dois elétricos. São 380 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração integral.

O Grand Cherokee 4xe será um híbrido plug-in e deverá ter autonomia 100% elétrica de 50 km. Contudo, assim como o Compass 4xe o diferencial estará na economia. Considerando as especificações do modelo americano, poderá fazer 23,8 k/l e autonomia máxima ade 756 km.

7. BYD Qin Pro

A marca chinesa está com fome de vender carros de passeio no Brasil e após o Song Plus, vai atacar em outro nicho. O modelo eletrificado da vez será o Qin Pro, um sedã médio com potência na casa dos 217 cv e consumo de gasolina de 26,3 km/l.

O carro possui a mesma tecnologia híbrida DM-i, lançada no Brasil pelo Song Plus. Trata-se de um motor 1.5 16V de ciclo Atkinson e um elétrico de 217 cv de potência e 32,2 kgfm de torque. Segundo a BYD, acelera de 0 a 100 em 7,9s.

8. Land Rover Defender 130

Após o Defender 90 e o Defender 110, agora é a vez da Land Rover lançar no Brasil o grandalhão Defender 130. O SUV é 34 cm maior que o 110, leva oito passageiros e já aparece no site oficial da marca inglesa. O SUV de luxo com com motor a gasolina 3.0 de seis cilindros em linha a gasolina com 300 cv ou 400 cv.

9. Mercedes-Benz EQE

A Mercedes-Benz realiza uma ofensiva elétrica no Brasil, após iniciar as vendas do luxuoso e milionário EQS. Três modelos já estão confirmados: os SUVs EQA e EQB e o sedã EQE; esse último chega ainda em 2022 ao mercado.

Uma espécie de versão elétrica do Classe E, o Mercedes-Benz EQE tem dois motores elétricos com 292 cv e 38 kgfm de torque. Segundo a marca, terá autonomia de até 428 km. Ainda sem preço revelado, deverá ser uma porta mais acessível no segmento dos sedãs elétricos em relação ao EQS e como a mesma linguagem de design externo e interno.

10. Ferrari 296 GTB

Se os três últimos carros que citei nessa lista são bastante exclusivos, o modelo que encerra é um carro dos sonhos restrito para milionários. Em dezembro a marca italiana inicia as vendas da 296 GTB, uma reencarnação híbrida da Dino.

Ela ficará abaixo da SF90 e combina um motor 3.0 biturbo V6 de 663 cavalos com um elétrico de 167 cv. Como resultado, 830 cavalos conectados a uma transmissão de dupla embreagem e oito marchas F1 DCT e tração traseira. O conjunto permite à 296 GTB acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e máxima de 330 km/h.

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